Will, Daniela E. MonteiroSantos, Gigliola Guillet dos2019-02-212020-11-292019-02-212020-11-292018https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10084O presente trabalho tem a intenção de colaborar com a educação de crianças no nível de alfabetização, bem como dos seus docentes. Dessa forma, visa a identificar e analisar como as variações linguísticas regionais interferem na alfabetização de crianças que mudaram de estado e de escola. Busca-se tecer uma breve reflexão sobre a formação do docente alfabetizador. O trabalho é de cunho exploratório, fora efetuado por meio de um questionário com alunos e professores de uma escola de ensino fundamental do Rio de Janeiro, também, tem caráter bibliográfico, pois é pautado nas discussões de Neves e Santana (2015), Barrera e Maluf (2004), Tarallo (2007), Cagliari (2011), Bortoni-Ricardo (2004 e 2005) entre outros. Ao docente cabe a busca de uma formação continuada atual e consistente, para que esteja apto a lidar com as variações linguísticas apresentadas pelos alunos no cotidiano escolar.18 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilVariação linguísticaAlfabetizaçãoFormação docenteA relação entre a variação linguística de alunos oriundos de outras regiões brasileiras e as dificuldades no processo de alfabetizaçãoArtigo Científico