Natividade, Michelle Regina daPereira, Taysa2021-12-202021-12-202021-11-30https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/20318Com a ascensão do capitalismo, a saída mulher para o mercado de trabalho e a superação do ideal de dona de casa, o Mito da Beleza passa a ser a nova forma de controle social das mulheres, através da exigência de adequar-se ao padrão de beleza. Ademais, as redes socais, como o Instagram, garantiram a intensa disseminação desse padrão. Portanto, torna-se importante compreender de que modo os corpos que são disseminados como padrão no Instagram influenciam na relação da mulher com seu corpo. Para tanto, esta pesquisa caracteriza-se como exploratória, transversal, qualitativa e de delineamento estudo de caso. Foram entrevistadas seis mulheres que discorreram sobre a relação com seu próprio corpo, com a percepção do outro sobre seu corpo, com a imagem de corpo presente no Instagram e quais os sentimentos advindos da comparação entre estes. Observou-se que o padrão disseminado no Instagram influencia negativamente a percepção das mulheres sobre seus corpos, pois acarreta sentimentos de frustração, inferioridade e provoca sofrimento psicológico. Tal influência pode gerar vários questionamentos sobre seus desejos, suas responsabilidades e suas culpas diante do padrão. Desse modo, se anteriormente a mulher se perguntava sobre seu lugar na sociedade, atualmente a pergunta é qual o seu lugar no seu próprio corpo.30 fptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilMulherCorpoInstagramExistencialismo“Ninguém nasce mulher: Torna-se mulher”: a influência da rede social Instagram na relação da mulher com o seu corpoArtigo Científico