Junges, IvoneFretta, Maria Luiza Kratz2019-01-112020-11-292019-01-112020-11-292018https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/8594O presente projeto tem como objetivo principal analisar a viabilidade econômico-financeira para a expansão da RTK Clínica Médica na cidade de Braço do Norte, Santa Catarina. Na primeira etapa do estudo foram pesquisados dados e informações do cenário socioeconômico do município de Braço do Norte, onde pretende se instalar a futura filial do empreendimento. Posteriormente, foi elaborada a caracterização da empresa, onde foi apresentada a razão social como “RTK Clínica Médica S/S”. O nome fantasia usado na empresa e nos materiais gráficos será “RTK Medicina do Trabalho”. A empresa se constituirá de dois sócios e o regime tributário será o lucro presumido. Nesta etapa também foram elaborados a missão, visão, valores, o público alvo, a estrutura organizacional, os objetivos empresariais a médio e longo prazo, os pontos fortes, pontos fracos e as estratégias competitivas. Um estudo de mercado foi realizado para determinar o perfil dos consumidores, concorrentes e fornecedores, e foi feito um levantamento de informações sobre a prestação de serviços em medicina do trabalho no Brasil, para que se pudesse obter um melhor entendimento sobre o setor. Foram também abordadas as oportunidades e ameaças do setor. Para traçar o perfil do consumidor foi realizada uma pesquisa de mercado no município de Braço do Norte, com 158 entrevistas. A pesquisa mostrou que 93,67% dos entrevistados gostariam de mais uma opção de prestação de serviços em medicina e segurança ocupacional na cidade, 78,48% optam pela qualidade na contratação dos serviços para suas empresas e 63,92% possuem graduação completa. Os potenciais consumidores são pessoas preocupadas com a promoção à saúde do trabalhador, de vários segmentos de empresa, com um número variado de colaboradores diretos. A partir da pesquisa na região, foi possível identificar que a cidade não possui nenhuma empresa concorrente com o mesmo modelo de negócio e padrão de atendimento, oportuno para a empresa entrar na cidade com estratégia de diferenciação. Em relação aos principais fornecedores, foram definidos os mesmos que a matriz da empresa já tem parceria, facilitando a negociação, como prazos de pagamentos, prazos de entrega e preço. As estratégias de marketing foram elaboradas de acordo com os “4P’s”: produto, preço, praça e promoção, e as formas de propaganda foram baseadas de acordo com a matriz da empresa, seguindo a estética, os ideais e os valores. A formulação do preço para a região foi definida baseando-se na concorrência e nos valores aplicados pela matriz em Tubarão, Santa Catarina. Os aspectos técnicos enfatizaram as características dos serviços, descrevendo os principais exames, documentos, avaliações e treinamento que serão oferecidos pela empresa. Foram descritas as operações e rotinas, o processo de atendimento, de compra e de vendas. Nesta seção calculou-se também a capacidade máxima de atendimento e foi feita a seleção de equipamentos, móveis e utensílios, a criação do layout da empresa e definida a localização. Com tudo, além dos indicadores positivos apresentados anteriormente, é importante ressaltar que este setor vem crescendo gradativamente nos últimos anos e com as novas políticas de proteção à saúde do trabalhador é estimado que a demanda aumente nos próximos anos.168 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilViabilidadeExpansãoMedicina do trabalhoProjetoEconômico-financeiraClínica médicaProjeto de viabilidade econômico-financeira para a expansão da RTK clínica médica em Braço do Norte, Santa CatarinaRelatório de Estágio