SIMÕES, Nara de FreitasSOUZA, Paloma Estephanie2024-07-032024-07-032023-11https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/44184Para a criança a brincadeira é um meio de exercitar sua imaginação, estabelecendo relações com o mundo ao seu redor e suas vivências. É através da brincadeira que a criança constrói, organiza, reflete e cria seu universo. O presente estudo busca responder à seguinte questão de pesquisa: de que modo jogos e brincadeiras trazem contribuições para a primeira infância? Como objetivo principal tem-se: investigar de que maneira os jogos e brincadeiras contribuem para a formação integral do indivíduo. Para elaboração deste Trabalho de Conclusão de Curso utiliza-se como metodologia o levantamento bibliográfico e a pesquisa empírica de caráter qualitativo, que descortina a maneira como os jogos e brincadeiras são aplicados na Educação Infantil e a importância de que haja uma mudança de paradigmas e concepções pessoais e profissionais dos docentes, seja por meio da promoção de reflexões coletivas ou de formações continuadas em serviço. O estudo reforça a necessidade de repensar o papel do brincar na Educação Infantil e de capacitar os educadores para aproveitar seu potencial educacional.31ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilLúdico; Brincar; Infância;Jogos;Desenvolvimento.IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA PRIMEIRA INFÂNCIAIMPORTANCE OF GAMES AND PLAY IN EARLY CHILDHOODMonografia