Goulart, Mariléia MendesMota, Sabrina de Souza2022-12-162022-12-162022-12-06https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29730O presente artigo aborda a ludicidade e o modo como tem se constituído na educação infantil. Acredita-se que a ludicidade pode ser mobilizada pelas materialidades que os professores disponibilizam. Com base nessa perspectiva, o estudo tem como objetivo geral compreender as contribuições da ludicidade para o desenvolvimento e aprendizagem de crianças da educação infantil, e como objetivos específicos identificar a visão dos professores sobre o ludicidade, apontar qual a importância da ludicidade para as crianças da educação infantil, diferenciar os conceitos de brincadeira e jogo, além de demonstrar os benefícios da ludicidade para o processo de ensino-aprendizagem. A presente pesquisa também traz algumas considerações sobre os jogos e as brincadeiras e como estes atos influenciam na socialização das crianças. Para dar conta dos objetivos, optou-se por fazer um estudo de caso do tipo exploratório e de natureza qualitativa, utilizando-se da aplicação de um questionário via forms com professoras de uma instituição de Educação Infantil. Dessa forma, o estudo buscará proporcionar uma leitura mais consciente acerca da importância do lúdico na Educação Infantil.16 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilBrincadeiras e jogosEducação InfantilLudicidadeA ludicidade na educação infantil: conceitos e articulações.Playfulness in early childhood education: importance and articulations.Artigo Científico