Flávia Wagner, Wagner, FláviaMariléia João de Sousa Duarte, Duarte, Mariléia João de Sousa2024-02-192024-02-192024-02https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/41484A presente pesquisa faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina, dentro da Linha de Pesquisa Educação, História e Política. O objetivo central deste estudo foi compreender o impacto que a pandemia da Covid-19 trouxe para o trabalho da Gestão Escolar Pedagógica que atua junto ao Ensino Médio da Educação Básica brasileira. Para alcançar o objetivo geral, foram traçados os seguintes objetivos específicos: a) levantar aspectos históricos do Ensino Médio no Brasil e das características do estudante; b) compreender os desafios que a pandemia da Covid-19 trouxe para o cenário educacional brasileiro nos aspectos do direito à educação; c) mapear os estudos realizados sobre a pandemia da Covid-19 frente ao trabalho da Gestão Escolar Pedagógica; e d) diagnosticar as práticas/estratégias desenvolvidas pela Gestão Escolar Pedagógica no contexto da pandemia da Covid-19 para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem remoto junto aos professores do Ensino Médio.218ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilpandemia da covid-19 gestão escolar pedagógica professor ensino médioPandemia da Covid-19: Trabalho da Gestão Escolar Pedagógica no Ensino MédioDissertação