LIMA, Andressa BarretoSILVA, Gabriela MascarenhasOLIVEIRA, Isabel Silva SantosSANTOS, Quézia Fortunato2023-03-142023-03-142022-12-14https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/32443Introdução: O marketing utilizado nas indústrias de alimentos possui muitas especificidades em relação aos demais setores. É necessário interligar os interesses da empresa aos desejos do consumidor, fazendo com que a população insira os produtos nos seus hábitos alimentares, aumentando o seu consumo¹. Colocando como enfoque o público infantil, o marketing de alimentos está relacionado com o excesso de peso e obesidade nesses indivíduos durante a primeira infância, pois o marketing alimentar utiliza de estratégias lúdicas que conseguem despertar nas crianças o desejo de consumir alimentos que, em sua grande maioria, são processados e ultraprocessados. Objetivo: Descrever a influência do marketing na obesidade infantil, através de uma revisão sistemática. Métodos: Este artigo tem como metodologia a revisão sistemática de estudos no intuito de discutir e identificar os resultados de pesquisas científicas sobre o tema abordado. A busca dos estudos foi realizada no mês de agosto do ano de dois mil e vinte e dois na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde, utilizou-se os descritores “marketing e obesidade infantil”; “marketing e crianças”; “marketing alimentar” e “marketing de alimentos”. Resultados: A presente revisão admitiu 2 artigos, sendo estes avaliados segundo temáticas exploradas, ano de publicação, texto na íntegra e país de publicação. Os estudos incluídos foram preferencialmente selecionados para atender a categoria tese e dissertação, pois são trabalhos mais elaborados e aprofundados, tendo em vista a exigência mínima de 48 meses, além de possuir aspectos inéditos e maior profundidade do assunto. Conclusão: De acordo com o presente estudo, é possível concluir que o marketing utiliza bem de todos seus preceitos para influenciar as crianças, através de técnicas audiovisuais como: cores, personagens e frases chamativas. A indústria de alimentos utiliza personagens de filmes e seriados que estão em destaque para aumentar a venda de seus produtos, muitas vezes promovendo venda casada (quando o cliente compra um produto e leva juntamente outro do mesmo gênero, ou não). Todos esses preceitos se fazem relevantes pois estimulam o cérebro infantil aumentando seu desejo de compra.18ptAtribuição 3.0 Brasilmarketing alimentarobesidade infantilinfluência do marketingestratégiasA influência do marketing na obesidade infantil no Brasil: uma revisão sistemáticaThe influence of marketing on child obesity in Brazil: a systematic reviewArtigo Científico