Ximenes, MarcosGris, Isadora2021-06-302021-06-302021-06-30https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13736Objetivo: verificar a percepção dos alunos de graduação de odontologia da Universidade do Sul de Santa Catarina acerca do conhecimento em relação aos pacientes do espectro autista. Metodologia: trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, analítico e de natureza transversal. Fazem parte da amostra 98 alunos da 5° à 10° fase. Foram incluídos alunos que já fazem atendimento clínico, e que aceitaram participar do estudo a partir da assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. Foram excluídos alunos de 1ª a 4 fase, por não estarem matriculados em nenhuma disciplina que envolva atendimentos na clínica. A coleta foi feita através da aplicação de um questionário de autoria própria composto por 9 questões dicotômicas. A análise de dados foi feita com uma planilha no software Excel 2016 e realizada com valores absolutos (n) e relativos (%). Os dados foram descritos por meio de tabelas de contingência e pela distribuição do qui-quadrado. Resultados: Aproximadamente 97% dos alunos sabem o que é autismo, porém apenas 17,1% se sentem preparados para atendê-los, e 51,2% têm interesse em se aperfeiçoar no assunto. Além disso, a associação entre a fase do curso e o interesse dos acadêmicos é irrelevante (p=0,5089). Conclusão: A maioria dos estudantes não se sente preparado para atender pacientes com transtorno do espectro do autismo, o que ocorre em decorrência da pouca abordagem acadêmica voltada para o atendimento desses pacientes com deficiências durante a formação.43 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilTranstorno do Espectro do AutismoAvaliação educacionalAssistência odontológica para pacientes com deficiênciaPercepção dos alunos de odontologia da Unisul acerca do conhecimento em relação aos pacientes do espectro autistaPerception of Unisul dentistry students about knowledge in relation to patients with autistic spectrumArtigo Científico