Santiago, MagdaFigueiredo, FlávioFerreira, PatrickSantos, Tawany2021-12-202021-12-202021-08-30https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/20417Este trabalho trata do impacto das fake news na vida de personalidades públicas e discorre sobre como a conscientização do leitor/telespectador/internauta é importante para quebrar essa cadeia de desinformação. Optou-se pelo formato reportagem, cujo produto foi um vídeo, produzido a partir das entrevistas do influenciador digital Felipe Neto ao Jornal Nacional, em 2020, e do cantor Michael Jackson ao programa de Oprah Winfrey, em 1992. As cenas selecionadas de cada programa foram editadas de acordo com o gênero audiovisual jornalístico, incluindo entrevistas com um psicólogo e um jornalista, gravações para a apresentação da reportagem, locuções em off, imagens midiáticas sobre o tema e dicas para a verificação de fatos. O objetivo foi trazer ao público o ponto de vista das celebridades sobre as notícias falsas divulgadas sobre elas, mostrando que essas ações causam graves problemas às vítimas, além de punição penal aos responsáveis, para evidenciar a importância da checagem de informações antes de repassar uma notícia.24ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilFake NewsCelebridadesDesinformaçãoJornalismoChecagemReportagem Audiovisual : O impacto das fake news na vida das celebridadesAudiovisual Report: The impact of fake news on celebrities' livesVídeo