Silva, André Nascimento daSimões, Henrique PontesAlmeida, Joel Davi Matias da Silva2023-08-012023-08-012023-06-28https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/36220A manufatura aditiva tem se tornado um dos ramos que obteve grande avanço durante a revolução da indústria 4.0, destacando a impressão 3D como o processo mais visado não só pelas grandes indústrias e centros de pesquisa, assim como a chamada comunidade Maker, e o movimento RepRap. Visando este desenvolvimento, escolas e universidades também aderiram a esta tecnologia, tanto para auxiliar no ensino educativo, quanto na produção de novas pesquisas e otimizações, cujas consequências integram uma melhor capacidade de materializar conceitos teóricos e estimular o pensamento criativo, a resolução de problemas e a experiência prática. Tendo isto em vista, o presente trabalho apresentará conhecimentos introdutórios sobre a tecnologia de impressão 3D e o desenvolvimento de instruções básicas para utilização dela na Instituição de Ensino da Faculdade Internacional da Paraíba (IES FPB).34 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilImpressão3DInstruçõesBásicasEnsinoSuperiorUtilização de impressora 3d como ferramenta para fins didáticos no laboratório de engenharia da FPBUse of a 3d printer as a tool for teaching purposes in the FPB's engineering laboratoryArtigo Científico