Roecker, RejaneChiavenato, Idalberto2022-06-292022-06-292022-06-25https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/23573O presente trabalho apresenta como objetivo um plano de negócios para reestruturar administrativamente a empresa L&G Construções. Na fundamentação teórica foram usados os temas: Empreendedorismo; empreendedor; plano de negócios. Metodologicamente, a pesquisa é classificada como aplicada, qualitativa, descritiva e estudo de caso. Para coleta de dados foram usados pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, questionários com os clientes e observação participante. A análise é qualitativa categorial (seguindo as etapas do plano de negócios). Como resultados, pode-se desenvolver as definições estratégicas da L&G Construções (Missão, Visão e Valores). Além disso, identificou-se como pontos fortes: Mão de obra qualificada, agilidade na execução de obras e localização da empresa. Os principais pontos fracos: Marca pouco conhecida no mercado, dificuldade em captar clientes e dificuldade em contratar profissionais. As principais ameaças são concorrentes com maior capital, impostos e crise nos combustíveis. As principais oportunidades destacadas são aumento da procura para construir, parcerias com materiais de construção e conteúdo digital nas redes sociais. Por fim foram traçadas as seguintes ações estratégicas para a L&G Construções: Promoção da marca, negociação com fornecedores, minimizar a tributação e benefícios contratuais.70 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilPlano de negóciosConstrução civilUm estudo para abertura de uma construtora de pequeno portePlano de Negócios