DUARTE, Alexandra Cardoso da SilvaMELO, Jacsãn Ferreira SantanaTENÓRIO, Marileia Serafim Barbosa2022-03-022022-03-022021https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/21235O presente artigo tem a finalidade primordial em explorar a análise de um estudo de caso que apresenta Tod como principal personagem. A problemática deste assunto concentra se na complexidade dos transtornos de aprendizado e comportamentais essa criança, atingindo também seus irmãos. O referencial teórico evidencia uma abordagem metodológica, em que, traçamos algumas contribuições bibliográficas, com grande foco na teoria de aprendizagem de Jean Piaget que disponibiliza algumas abordagens favorecedoras, apresentando particularidades de modo a, atender a realização da pesquisa, consentindo perscrutar a problemática através da análise das mais variadas posições que favoreçam o aperfeiçoamento das convicções sobre o tema, apontando os desafios da escola e perspectivas da psicologia mediante a pauta. Desta forma, é relevante compreender os aspectos que favorecem na construção da aprendizagem e desenvolvimento do aluno, sendo primordial que os professores desenvolvam em suas estratégias de ensino atividades de forma lúdica, que explore os fatores construtivistas, entretenimento, inclusão e convivência de modo a agregar desenvolvimento neste processo de ensino.13 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasiltranstornos comportamentaisteorias de aprendizagemdesenvolvimentoestratégias de ensinoescolapsicologiadesafiosperspectivasComplexidade dos transtornos de aprendizado e comportamentais: desafio para a escola, perspectiva para a psicologiaComplejidad de los trastornos del aprendizaje y del comportamiento: desafío para la escuela, perspectiva para la psicologíaArtigo Científico