Mendes Goulart, MariléiaNandi Varnier, Vanessa2022-12-072022-12-072022-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/27535Este artigo tem como objetivo geral compreender como os professores percebem a inclusão de crianças com deficiência na Educação Infantil. Como objetivos específicos definiu-se: identificar o conceito de inclusão das professoras entrevistadas; investigar como se estabelecem as relações e interações entre as crianças com deficiência e as demais crianças e adultos do grupo; investigar quais práticas pedagógicas são efetivadas para que as crianças com deficiência sejam incluídas e identificar os principais desafios enfrentados no processo inclusivo. Trata-se de uma pesquisa de caso, de caráter exploratório e de abordagem qualitativa. A amostra constituiu-se de professoras que atuam na Educação Infantil de instituições de ensino municipal da rede pública e a coleta de dados se deu por meio de um questionário com questões abertas. As análises revelaram incoerências e acertos frente às práticas pedagógicas desenvolvidas no cotidiano da Educação Infantil no âmbito da Educação Inclusiva e que as interações acontecem, principalmente, através das brincadeiras. Os dados apontam ainda que os principais desafios frente à efetivação da inclusão estão relacionados à falta de formação continuada, suporte da equipe pedagógica, manejo dos alunos, respaldos legais, amparo governamental e a ideia de capacitismo.30 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilEducação InfantilEducação EspecialInclusãoA percepção dos educadores acerca das práticas de inclusão das crianças com deficiência na Educação InfantilArtigo Científico