Kindermann, Conceição AparecidaOliveira, Matheus Amaral Mendes de2019-12-112020-11-282019-12-112020-11-282019https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/8339O presente estudo teve o intuito de abordar os benefícios e malefícios das ferramentas e recursos digitais no processo de ensino-aprendizagem de alunos pilotos em fase de formação básica. Esta pesquisa é de caráter exploratório e de natureza quali-quantitativa, com procedimento bibliográfico por meio de livros, artigos técnicos e acadêmicos, documentos oficiais de entidades reguladoras da atividade aérea como a ANAC, reportagens e questionários com a participação de profissionais da área. Os resultados finais do levantamento apontaram que a tecnologia é uma importante aliada na fase de capacitação desse grupo de profissionais, pois oferece aplicativos, cursos online, simuladores de voo e redes sociais como alternativas aos métodos tradicionais de ensino. Boa parte dos entrevistados, cerca de 96% do total, afirmaram que o uso de recursos tecnológicos atuam de maneira construtiva no aprendizado, o que torna muito importante sua aplicação nesse ramo, onde o preparo inicial e constante desses profissionais fazem toda a diferença na segurança de voo e gerenciamento de riscos64 f.pt-PTAttribution-NoDerivs 3.0 BrazilFormação de pilotosTecnologia aeronáuticaEnsino-aprendizagemAviação civilPiloto de aviãoA presença da tecnologia e seus principais efeitos sobre o processo de ensino-aprendizagem na formação básica de pilotos de aviãoMonografia