SOARES, AmandaLEITES, Felipe Landi FalcãoSILVA, Gabriela Cristina DiasDIAS, Luara Dos Santos2024-05-272024-05-272023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/42522O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão integrativa na literatura sobre quais são os impactos da intervenção precoce nas famílias que têm crianças autistas e qual é a importância da participação do cuidador e/ou da família. Realizamos uma busca por artigos científicos publicados entre 2018 e 2023 nas bases de dados Scielo, Pubmed e Pepsic, utilizando os descritores “intervenção precoce”, “transtorno do espectro do autismo”, “família”. Com base no estudo realizado foi possível identificar que o conhecimento do diagnóstico tem um impacto negativo nos pais no primeiro momento, mas que pode ser amenizado com estratégias de enfrentamento, informações técnicas e apoio emocional. As mães esperam que os filhos alcancem autonomia e independência ao longo da vida, também foi observado o despreparo de alguns profissionais no momento do diagnóstico e falta de manejo no atendimento das necessidades dessas famílias.22ptAttribution-NoDerivs 3.0 BrazilAutismoIntervenção precoceFamíliaA importância da participação da família e/ou do cuidador na intervenção precoce de indivíduos com diagnóstico de transtorno do espectro do autismo (tea): uma revisão integrativa da literaturaThe importance of family and/or caregiver participation in early intervention for individuals diagnosed with autism spectrum disorder (asd): an integrative review of the literatureMonografia