Mello, Horácio DutraPereira, Reginaldo Laury2017-07-182020-12-022017-07-182020-12-022017https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/12147Tendo em vista que a maior parte da população brasileira circula a pé, ou utiliza o transporte coletivo para os seus deslocamentos, e que o conceito de mobilidade urbana é ainda bastante centrado na circulação de veículos individuais motorizados, devem ser repensadas a apropriação e utilização dos espaços das cidades, de maneira que contemplem as diversas formas de deslocamentos. A Educação para o Trânsito é uma ferramenta importante para que exista uma “nova cultura” sobre mobilidade urbana. Para que isso ocorra é necessário uma “nova” cultura na mobilidade, objetivando uma apropriação equitativa de espaço e de tempo da circulação urbana. Será apresentada, de forma sucinta, como as ações de Educação para o Trânsito, utilizadas pelo gestor do órgão municipal de trânsito estabelece diretrizes pedagógicas direcionadas para uma mobilidade urbana mais cidadã.25 f.pt-BRAttribution-NoDerivs 3.0 BrazilDesenvolvimentoEducação para o trânsitoMobilidade urbanaOs desafios de implantação e como a educação para o trânsito contribui de forma positiva para o funcionamento da mobilidade urbanaArtigo Científico