Cardoso, Jorge Alexandre NogaredNeves, Bruna Gomes2020-07-062020-11-292020-07-062020-11-292020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10061O presente trabalho apresenta e analisa a utilização dos jogos matemáticos em uma turma dos anos iniciais do Ensino Fundamental, mostrando como é possível auxiliar na construção do conhecimento matemático e diminuir os problemas que os estudantes enfrentam na aprendizagem da disciplina. A metodologia para a realização dessa pesquisa foi dividida em três etapas. No primeiro momento foi realizado o estudo de bibliografias, nas quais foi possível conhecer o que é um jogo e de que formas ele contribui para o ensino em sala de aula. Para dar segmento a análise de como os jogos podem contribuir para a aprendizagem, foi realizada a observação das aulas de uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental, e então, foram aplicados os jogos na turma para compreender como acontece a construção do conhecimento matemático através dos jogos.23pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilJogos matemáticosAlfabetização matemáticaMatemática LúdicaAprender jogandoJogos matemáticos como facilitadores da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino FundamentalArtigo Científico