Morales, Aran Bey TcholakianKoester, CristianePerico, Andressa de Oliveira2020-07-302020-11-292020-07-302020-11-292020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10945O uso da tecnologia intensifica-se ano após ano, e com isso novas oportunidades surgem para as empresas no meio digital. Assim, o marketing precisou se adaptar a esse novo cenário, reinventando o marketing da organização no ambiente virtual, chamado de marketing digital, definindo e aplicando estratégias diferenciadas para atrair o consumidor, principalmente em redes sociais como Facebook e Instagram, onde as pessoas costumam compartilhar suas experiências e interesses similares. Outro desafio inerente a esse meio é o grande volume de dados gerados diariamente que o profissional precisa acompanhar. Ser estratégico no marketing digital é fundamental, logo é necessário que a empresa se comunique com o consumidor e entenda como está esse relacionamento. Por isso, para medir o efeito da estratégia escolhida, é preciso fazer uso de dados e de métricas e, através da análise de dados, planejar os próximos passos da organização com precisão e velocidade. É disso que trata esta monografia, focada na importância dos dados para o marketing digital e na análise de métricas de redes sociais para apoiar o planejamento e a tomada de decisão. Para isso, esta monografia apresenta um protótipo de uma ferramenta que aplica os conceitos da análise de dados ao fazer a captura de dados de uma página do Facebook e de um perfil do Instagram e, por meio de uma visualização gráfica amigável, possibilita que o profissional de marketing possa entender quem é o público que tem acompanhado a empresa nessas redes sociais e como ele tem se relacionado com o conteúdo. Assim, esse profissional terá condições de definir estratégias mais assertivas para atingir esse público, estimulando o crescimento saudável e duradouro do negócio.98 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilMarketingEstratégiaAnálise de dadosSistema baseado nos conceitos de Data-Driven para apoiar a definição de estratégias de marketing digitalMonografia