Silva, MárcioFonseca, RosângelaFranklim, SueliRibeiro, Luciene2022-11-042022-11-042022https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26127O presente artigo possui como objetivo principal desenvolver uma análise exploratória da pedagogia hospitalar e suas características, considerando o contexto das crianças e pacientes em situação de internação. A pesquisa foi conduzida com fundamentos nas referências teóricas principais da área, mostrando o trajeto desta vertente educacional tão importante no Brasil, a legislação que envolve a temática, a relação do pedagogo hospitalar com a criança e o projeto pedagógico existente no Hospital Santa Casa de Belo Horizonte. Trata-se, portanto, de um estudo com abordagem qualitativa voltada para a pesquisa de campo e para entrevistas não estruturadas realizadas com as pedagogas hospitalares que se prontificaram a participar da pesquisa. Em linhas gerais os resultados apontam incisivamente na direção da importância que a pedagogia hospitalar exerce nos hospitais, auxiliando muitas vezes no tratamento clínico da criança/paciente. Espera-se que o presente trabalho possa contribuir de alguma forma para a superação dos desafios que se colocam diante do setor na contemporaneidade, de forma a maximizar todos os benefícios da pedagogia hospitalar em larga escala.19ptAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilEducaçãoAlunoPacientePedagogia hospitalarContribuições pedagógicas dentro do ambiente hospitalar da Santa Casa de Belo HorizonteArtigo Científico