Guimarães , MarianaSalomé, DanielPaiva, RaphaelMaria, Junia2022-06-302022-06-302022-06-29https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/23948A ferrovia Norte-Sul é um corredor logístico estratégico para o escoamento dos grãos produzidos no Brasil, pois ela se conecta com a Estrada de Ferro Carajás e dá acesso ao Porto de Itaqui no Maranhão. Neste trabalho foi realizado um estudo de otimização da circulação de trens da Ferrovia Norte-Sul. Seguindo a metodologia PDCA, foi elaborado um painel visual contendo informações de Transit Time e Takt Time para que os controladores de tráfego ferroviário possam tomar as melhores decisões quanto à circulação dos trens na malha da Ferrovia Norte-Sul. Considerando todos os dados históricos e projeções futuras, percebe-se que ainda é possível explorar mais a capacidade de produção das ferrovias, ou seja, percebeu-se que é possível capturar volumes extras devido a ociosidade da ferrovia, pois o estudo demonstrou que, com a utilização do painel otimizador de filas, reduziu em 5,9% o tempo de trânsito entre os trens proporcionando uma maior captação de volume de carga e impedindo a ociosidade dos ativos da companhia.23 fptAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilCiclo PDCAControlador de Trafego FerroviárioPainel OtimizadorTransporte de CargasOtimização de circulação de trens da Ferrovia Norte-SulOptimization of train circulation on the North-South RailwayArtigo Científico