Ferreira de Leite Mello, Carolinede Castro, Maya2022-12-122022-12-122022-12-02https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/28182A educação para todos, no Brasil, ainda não é uma realidade, segundo a PNAD de 2019, atualmente, existem 11 milhões de pessoas analfabetas, o que é um claro indicador da desigualdade presente no país, sendo assim, este trabalho visa compreender os processos que levaram a conquista deste direito e o porquê ainda não é para todos, assim como entender como o processo de alfabetização é primordial para o cidadão se tornar consciente da própria existência. O recorte de intervenção é em Carapicuíba, cidade cujo perfil é ser dormitório, ou seja, a busca por lazer, educação e trabalho ocorrem fora de seus limites administrativos, gerando uma barreira “natural” a estes acessos para os moradores do município, portando, este estudo busca fomentar e viabilizar o acesso à educação e cultura na região através de um Centro de Apoio e Capacitação, localizado na região sudoeste do município.50ptEducaçãoAcessoCarapicuíbaCentro de Apoio Educacional e de Capacitação de CarapicuíbaCarapicuíba Educational Support and Training CenterMonografia