Nunes, Michel MedeirosFerreira, Maria Eduarda Dos Santos2022-12-132022-12-132022-12-28https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/28709A pesquisa em comento tem como objetivo analisar o amparo psicológico fornecido pelo Estado à criança e ao adolescente durante os estágios do processo de adoção e quais os reflexos deste ou de sua falta. Para tanto, no delineamento do estudo, fez-se uso do nível de pesquisa exploratória, da abordagem qualitativa, e da pesquisa bibliográfica para coleta dos dados. Quanto aos resultados, foram obtidos, inicialmente, a partir da análise do instituto da adoção, bem como do estudo acerca da necessidade de preparação adequada de todas as partes envolvidas no processo e a necessidade de formação do vínculo a partir da ideia de acompanhamento psicológico durante os estágios de adoção e, até mesmo, após a efetiva entrega da criança ou adolescente à família adotante. Da pesquisa, concluiu-se, portanto, que há o amparo psicológico através de acompanhamento multidisciplinar desde o acolhimento institucional. Se o melhor para o menor for efetivamente a disponibilização para a adoção, tal situação deve ser atestada pela equipe responsável. Em sendo o caso de adoção, há o amparo desde o preparo para ser incluído em uma nova família, passando pelo estágio de convivência, parte essencial para o processo de adoção. Pelo estágio de convivência que há a criação de laços afetivos, sendo um verdadeiro teste de convivência entre adotantes e adotados. Por fim, se o estágio de convivência for um sucesso e havendo a indicação, através dos laudos realizados, há a efetivação da adoção e o adotado se torna, enfim, filho.84 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAdoçãoAmparo psicológicoEstadoAnálise acerca do amparo psicológico fornecido pelo poder público durante os estágios da adoção e crianças e adolescente e seus reflexosMonografia