CASALECHI, Daniel LageSOARES, Luana Adriani Pereira2024-01-172024-01-172023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/40725O presente trabalho apresenta uma proposta de projeto arquitetônico de um Centro Educacional para Transtorno do Espectro Autista (TEA) na cidade de Pouso Alegre, Minas Gerais. O projeto visa ser um importante recurso no tratamento e desenvolvimento das pessoas com TEA, proporcionando um ambiente propício para o ensino, bem-estar e integração com a sociedade. Serão abordadas as características do TEA, os diferentes níveis de gravidade, os direitos garantidos por leis, além de aspectos relacionados ao diagnóstico e tratamento do autismo. O projeto incluirá ambientes projetados para oferecer experiências sensoriais que estimulem os cinco sentidos, destacando a importância de espaços seguros e adequados para o desenvolvimento desses indivíduos. Aspectos como um espaço de fuga para situações de crise, a utilização de cores suaves para promover a calma, alegria e criatividade serão contemplados no projeto. Será apresentada a localização proposta para o Centro Educacional, incluindo estudos das condições específicas da cidade de Pouso Alegre. Para enriquecer as ideias e embasar a elaboração do projeto, serão apresentadas obras análogas relevantes. A intenção é fornecer referências que auxiliem na concepção e desenvolvimento do projeto, visando criar um ambiente adaptado e eficiente para atender às necessidades das pessoas com TEA. Em resumo, este trabalho buscará integrar conhecimentos teóricos sobre o autismo, direitos legais, diagnóstico e tratamento, para embasar a criação de um Centro Educacional inovador e acolhedor, contribuindo para o desenvolvimento e bem-estar das pessoas com TEA na cidade de Pouso Alegre, Minas Gerais.55ptAutismoDesenvolvimentoArquitetura EscolarCentro Educacional para o Transtorno do Espectro Autista (TEA)Educational Center for Autism Spectrum Disorder (ASD)Monografia