Carvalho, Dalmo Gomes deMoreira, Gabriel Andrade2018-07-132020-11-292018-07-132020-11-292018https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9175Este estudo teve como principal objetivo a ser alcançado, analisar as questões relacionadas a função nas provas do Enem de 2016 e 2017 através do método de resolução de problemas proposto por George Polya. Buscando alcançar o objetivo proposto, fizemos um breve estudo histórico de Polya, as principais características e o funcionamento do método a ser utilizado, a presença da resolução de problemas nos documentos oficiais que regem a educação no país, características das provas do Enem e suas competências e habilidades, além da análise das cinco questões chave obtidas. Dessa forma, através do tratamento dos dados da pesquisa, verificamos que o método contribui de forma significativa para a resolução de problemas de função, e que pode ser tratado como um método de ensino, embora algumas dificuldades dos professores possam fazer desse processo um caminho mais difícil, o engrandecimento a personalidade e ao conhecimento dos alunos será notório.50 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilResolução de problemasGeorge PolyaENEMResolução de problemas: resolução das questões da prova do ENEM de 2016 e 2017 aplicando o método proposto por George PolyaMonografia