Tolêdo, José Humberto Dias deDomingos, Michele Wanderlind2021-07-092021-08-042021-07-092021-08-042019https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16129This article is intended to provide an understanding regarding the gaps and possibilities that can be explored by those who have graduated in architecture with a clear and objective picture. This will present a way to solve the challenges presented and increase the return rate of the first educational years, evaluating the acceptance of this proposal with the people who are already in this field of study. The methodology used was based on a theoretical framework that analyzes the main challenges of recent graduates and the current scenario of the architectural profession. The method applied for the regional evaluations were online questionnaires regarding graduation and the first years of the architectural profession.Este artigo busca compreender quais são as lacunas e onde estão as possibilidades a serem exploradas pelos egressos em arquitetura. Com um panorama claro e objetivo com propostas de apresentar um caminho para dirimir desafios e aumentar o retorno dos primeiros anos de formação e avaliar a aceitação dessa proposta com as pessoas que já estão no mercado de trabalho. A metodologia realizada foi através de pesquisa teórica sobre as principais dificuldades profissionais e sobre o que constitui um profissional estável e também o cenário atual do profissional de arquitetura. O método aplicado para as avaliações regionais foi o envio via aplicativo de comunicação virtual, de um formulário de pesquisa com questões sobre a formação e avaliações dos primeiros anos de carreira.41 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilGraduação. Carreira. MentoriaPossibilidades de atuação para egressos de cursos de Arquitetura e UrbanismoPossibilities of action for graduates of courses of Architecture and UrbanismArtigo Científico