Adriano Martins SolerThamyres Gonçalves de Castro2021-12-152021-12-152021-12-10https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19133O presente trabalho vislumbra construir, à princípio, base dialógica a respeito da importância da inclusão de conceitos Constitucionais básicos dentro da grade curricular do Ensino Escolar e assim, contextualizar de maneira reflexiva, temas que manifestem a necessidade de que os alunos conheçam a Lei fundamental do seu País no decorrer da sua evolução educacional, assumindo o seu papel participativo na busca do seus de direitos fundamentais, descritos na Constituição e indispensáveis ao seu desenvolvimento. Neste sentido, poderemos observar de maneira introdutória, como está sendo desenvolvida a política educacional brasileira, e como tem sido construída algumas de suas bases pedagógicas em paralelo com a realidade social em que vivemos, tornando alvo crítico algumas reformas educacionais e desestruturas fiscalizatórias do Governo, a fim de amparar a ideia de qualidade do ensino básico que atenda ao cenário vivenciado pela sociedade brasileira.45 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilDireito ConstitucionalDireitos FundamentaisCidadaniaDemocraciaA inclusão dos direitos e garantias fundamentais como disciplina no ensino médioTHE INCLUSION OF FUNDAMENTAL RIGHTS AND GUARANTEES AS A SUBJECT IN HIGH SCHOOLMonografia