Selhorst, MárioMaciano, Daniela Machado2019-12-172020-11-292019-12-172020-11-292019https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9181O estudo deste trabalho foi realizado sobre Modelagem Matemática, uma disciplina que se destacou para a docente durante a sua graduação. Abordou-se o contexto da Modelagem Matemática, e a educação dentro do ambiente escolar, demostrando a Modelagem de diversas visões e conceitos encontrados nas bases curriculares, nos livros, artigos e sites sobre a educação Matemática. O objetivo geral foi demonstrar que se pode utilizar a Matemática no dia a dia escolar como uma metodologia diferenciada e bem-conceituada, transmitindo-se ao aluno que o ensino da Matemática é fundamental, e que ela está em toda parte. A Modelagem tem como objetivo mostrar a Matemática em situações e lugares em que não se percebe o quanto de matemática ali se encontra, fazendo com que o aluno veja a disciplina com outros olhos, para que não falem que não é preciso aprender os conteúdos, pois não irão utilizar fora da escola. Desta forma, pensou-se em um ambiente público que todos têm acesso, para aplicação da Modelagem, assim escolheu-se uma praça no município de Armazém, uma pequena cidade do Sul de Santa Catarina, que se localiza bem à frente da escola estadual da cidade. E assim foi possível desenvolver atividades bem diversificadas e dinâmicas.67 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilModelagemMatemáticaPraçaModelagem matemática: um novo olhar sobre a praça 19 de dezembro da cidade de Armazém/ SCMonografia