CARDOSO, FábioLIRA, Leonardo Oliveira de2024-01-162024-01-162023-11https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/40618Este artigo acadêmico possui como objetivo contextualizar a presença do ensino religioso no Brasil, apresentando a presença de tal conceito desde os primórdios do país, e a sua evolução conforme o passar dos anos. Mostrar os prós e os contras do ensino religioso, de acordo com experiências e ocorridos. Também estará presente no artigo uma maneira de procurar entender como e se o ensino religioso poderia de alguma forma ter participação e ajudar na diminuição dos casos de intolerância religiosa que ocorrem no país e tem ganhado mais visibilidade durante os últimos meses e se pode influenciar as próximas gerações o respeito com as diferentes crenças e culturas, incentivando o pluralismo religioso. A ideia é que o artigo possa fluir e funcionar de maneira didática, de forma imparcial, trazer dados e fontes que auxiliem no entendimento de que existem fatores que pesam favoravelmente e contra o ensino religioso, e por fim, com os dados apresentados permitir que cada um conclua se o país precisa dessa disciplina, e de que forma ela poderia entrar em exercício. Dentre os métodos utilizados para a construção do conteúdo deste artigo acadêmico estão incluídos uma pesquisa feita via plataforma de formulários com alunos de duas universidades particulares do Estado de São Paulo, uma conversa com a Professora de Ensino Fundamental, Ana Maria Gonçalves, formada no Magistério em Minas Gerais, e o auxílio de obras como “Ensino Religioso – Perspectivas Pedagógicas” e “O Ensino Religioso no Brasil: Tendências, conquistas, perspectivas”, ambas da autora Anísia de Paulo Figueiredo, entre outras.17ptAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazilensino religiosointolerância religiosacrençasculturaspluralidade religiosaO ensino religioso na educaçãoArtigo Científico