Silva, Carolina BarbosaRossoni, Katiele de Sena2021-07-152021-07-152021https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14594A Educação Física escolar contribui para o desenvolvimento motor, cognitivo, compreensivo e de aptidão física dos praticantes, promovendo a participação individual e coletiva dos alunos durante as aulas, além disso, é componente curricular obrigatório segundo as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Devido à pandemia do COVID-19, as aulas de Educação Física precisaram ser reestruturadas por causa de vários decretos que impediam a continuidade das aulas presenciais. Sendo assim, este estudo tem como objetivo geral verificar quais as ferramentas que os professores de escolas privadas do ensino fundamental II do município de Tubarão-SC utilizaram nas aulas de Educação Física durante o período da pandemia. Os objetivos específicos foram: Traçar o perfil dos professores de Educação Física das escolas privadas do ensino fundamental II; Verificar a adesão dos alunos antes e durante as aulas remotas na época da pandemia, segundo a percepção dos professores; Verificar quais as dificuldades encontradas pelos professores para ministrar as aulas de Educação Física durante a pandemia. A metodologia foi através de um questionário com 32 perguntas realizadas pelo Google Forms, aplicado uma única vez e avaliados através de categorização por similaridade de respostas. E o resultado final desse estudo foi que os professores utilizaram ferramentas digitais nas aulas remotas e materiais esportivos nas aulas presenciais, encontrando maior dificuldade quanto à adesão dos alunos durante as aulas remotas.11 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilEducação física escolarCOVID-19PandemiaFerramentas utilizadas pelos professores de educação física durante a pandemia nas escolas privadas do município de Tubarão-SCTools used by physical education teachers during pandemic in private schools of the municipality of Tubarão-SCArtigo Científico