Fucilini, MauroMedeiros, Silvio Machado de2019-03-012020-11-292019-03-012020-11-292018https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10561O marketing esportivo é uma ferramenta poderosa de vendas, muito mais do que simplesmente estampar uma logomarca atraente na manga da camisa, o marketing esportivo envolve planejamento estratégico, posicionamento de marca entre outros fatores. Estamos deixando a era do mecenato (apadrinhamento) para trás, com isso a busca por visibilidade e grandes marcas se faz necessária, surge também a necessidade de clubes terem profissionais de marketing para “organizar a casa” buscando patrocínio, visibilidade, um melhor posicionamento de marca, etc. Com base nisso pode-se cumprir o objetivo de analisar as estratégias de marketing desenvolvidas pelo Clube Atlético Tubarão e o seu retorno.35 f.pt-BRAttribution-NonCommercial 3.0 BrazilMarketing esportivoEsporteEmpresaAs estratégias do marketing esportivo para fortalecimento de marca de um clube de futebol: um estudo de caso sobre o Clube Atlético TubarãoArtigo Científico