Henriques, Sandra Mara GarciaCesa, Carolina Teixeira2023-06-232023-06-232023-06-22https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/33521Este trabalho de conclusão de curso procura analisar a metodologia da Agência Lupa a fim de compreender o fact-checking no Brasil e a importância da prática para combater a desinformação. Trata-se de um estudo de caso do tipo exploratório, com abordagem de caráter qualitativo. O objeto de estudo foram as checagens e verificações do site da agência, além de duas entrevistas com os jornalistas, para analisar como o jornalismo de checagem é feito e quais as dinâmicas do tipo ideal. Para embasar a pesquisa, o referencial teórico aborda conceitos como Webjornalismo, Pós-Verdade e o de Jornalismo de Checagem. Para isso, são utilizados autores como Canavilhas (2001), Mielniczuk (2003) , D'Ancona (2018) e Graves (2016). Espera-se com esta pesquisa colaborar com o jornalismo de checagem, uma prática recente no mundo.86 f.ptAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilJornalismo de checagemAgência LupaPós- verdadeDesinformaçãoWebjornalismoA importância do fact-checking no combate à desinformação: um estudo de caso da Agência LupaEstudo de Caso