Hokama, EricaYamakawa, Erik EijiGuerretta, Gabrielle Gushiken2022-11-082022-11-082022https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26228No presente trabalho, realizamos uma discussão acerca do filme Escritores da Liberdade a partir das bases conceituais da logoterapia, contribuindo para a compreensão do uso desta teoria na análise em situações práticas, no contexto escolar e educacional e em situações críticas. Construímos a discussão com base nos conceitos fundamentais da logoterapia, no caso a liberdade da vontade, a vontade de sentido e o sentido da vida, assim como o conceito de autotranscendência. Utilizamos como método a pesquisa documental, na qual quatro trechos do filme foram selecionados e analisados com base na teoria da logoterapia. Concluímos que uma educação voltada para realização existencial possibilita a integração existencial do sujeito que sofre e que é tomado por vazio existencial, assim como permite a geração de autonomia e consciência, incentivando a liberdade de escolha à medida que desenvolve a responsabilidade.15 fptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilEducaçãoLogoterapiaSentidoLiberdadeAutotranscendênciaEscritores da liberdade: contribuições da logoterapia para educaçãoArtigo Científico