Hubbe, Rosandra Schlickmann SachettiDomingos, Elisangela Fagundes Acosta2019-07-092020-11-292019-07-092020-11-292019https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10021A escrita é uma das mais importantes formas de comunicação, apesar de grande parte da população apresentar muitas dificuldades ao se expressar através dela. Isso nos faz refletir sobre o quanto a escrita deve ser trabalhada com as crianças desde cedo, fazendo-as apropriar-se por meio das produções textuais. Sargentim (2004) afirma que a criança transita por quatro etapas da escrita: preparação, escrita, revisão e publicação, e que, juntas, fazem a criança ter uma evolução contínua no processo, evitando, assim, problemas com ela futuramente. A presente pesquisa é resultado do trabalho de conclusão de curso de licenciatura em pedagogia, na qual aborda o tema a importância da preparação como base para a produção textual. Teve como público-alvo professores de quarto anos do ensino fundamental de escolas da rede pública na cidade de Tubarão/SC e buscamos compreender como o professor prepara as crianças para o desenvolvimento da produção textual nos anos iniciais do ensino fundamental e, outrossim, saber o motivo pelo qual o professor exige textos bem desenvolvidos delas, procurando identificar se o mesmo oportuniza tempo e espaço suficientes para que elas escrevam com propriedade. No decorrer da pesquisa, percebemos que há uma carência durante a primeira fase da produção textual, ou seja, a preparação, pois o tema, na maioria das vezes, não é explorado em sala de aula. Essa preparação deve ser estimulante e rica em informações para que, assim, desperte a criatividade da criança no momento da escrita.36 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilAlfabetizaçãoPreparaçãoProdução textualPreparação para produção textual nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas da rede pública de Tubarão - SCArtigo Científico