Silva, Murillo Ricart Mendes SouzaSouza, Fernanda Cotrim de2021-07-052021-07-052021-06-20https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13859Embora pessoas com deficiência visual e visão subnormal estejam inseridas no ensino superior, a ausência e até mesmo a má aplicação das práticas educacionais e ações afirmativas inclusivas, lhes negam o pleno e adequado exercício ao direito à educação e à profissionalização de qualidade. Nesse sentido, o presente trabalho analisa as ações afirmativas inclusivas adotadas pelo Centro Universitário FG – UNIFG para garantir a acessibilidade dos discentes com deficiência visual e visão subnormal no ensino superior. Além disso, discute sobre a contextualização histórica da pessoa com deficiência e as ações afirmativas de inclusão no ensino superior recomendadas pela lei 13.146/15 - Estatuto da pessoa com deficiência. Verifica os parâmetros de ensino e formação profissional dos discentes com deficiência visual e visão subnormal. Analisa ainda, as práticas no ensino superior que contribuem para a construção eficaz e efetiva da educação inclusiva dos discentes com deficiência visual e visão subnormal. Além disso, discute sobre o processo de construção das políticas públicas inclusivas que contribuíram tanto para o exercício da cidadania, quanto na elaboração do projeto de Lei que originou o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Assim, a discussão pertinente no presente trabalho é de suma importância não apenas para as pessoas com deficiência, mas por representar os anseios da sociedade em geral.28 f.ptAtribuição 3.0 BrasilAções afirmativas de inclusãoDeficiência visual e visão subnormalEducação superiorInclusão da pessoa com deficiência visual e visão subnormal no ensino superior: análise das ações afirmativas da lei n° 13.146/2015 adotadas pelo Centro Universitário FG – UNIFGInclusion of person with visual impairment and subnormal sight in higher education: analysis of affirmative actions of law no. 13,146/2015 adopted by the FG University Center – UNIFGArtigo Científico