Biomedicina

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 61
  • Artigo Científico Acesso fechado
    A medicina de precisão associada ao prognóstico, diagnóstico e tratamento do câncer de mama: uma revisão narrativa
    (2023-12) CORRÊA, Nycole Bernardo
    O câncer de mama é a neoplasia mais incidente no mundo, resultante do crescimento desordenado das células. E nas últimas décadas, observamos avanços significativos no seu diagnóstico e tratamento, especialmente no que diz respeito à avaliação de marcadores moleculares e perfis tumorais, em conjunto com evidências histológicas e anatômicas. A medicina de precisão tem permitido estratégias terapêuticas mais direcionadas no âmbito oncológico, contribuindo para melhores prognósticos e respostas. Contudo, apesar desses progressos, ainda temos muitos desafios na integração desses dados moleculares em diversos países, como o Brasil. O objetivo desse estudo foi apresentar uma visão geral da medicina de precisão no câncer de mama e seus desafios no cenário brasileiro por meio de uma revisão narrativa. Foi destacado a importância de mais evidências científicas não apenas para maior compreensão dos mecanismos do câncer, mas também identificação de alvos terapêuticos e o desenvolvimento contínuo de terapias.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Além da estética: utilização da toxina botulínica tipo A para o tratamento de migrânea
    (2023-12) SILVA, Franciele Campos da; SILVA, Samantha Duarte
    Objetivo: Demonstrar a eficácia da utilização da toxina botulínica tipo A para o tratamento de migrânea (enxaqueca) por meio de revisão bibliográfica. Métodos: Tem o foco na revisão de literatura, nas principais bases do conhecimento da área da saúde humana e acadêmicas, por meio de pesquisa bibliográfica e qualitativa. Resultado e Discussão: A toxina botulínica é amplamente utilizada em procedimentos estéticos, mas também se demonstra ser uma opção eficaz no tratamento de diversas condições médicas, incluindo a enxaqueca crônica. Essa abordagem terapêutica oferece a redução da frequência e intensidade das crises de enxaqueca de acordo com a dosagem utilizada. Em outras palavras, os pacientes geralmente precisam repetir as aplicações a cada 2-4 semanas, conforme orientação de um especialista e em resposta à dor que estão experienciando. É importante notar que esse método é considerado seguro, vantajoso e, ao contrário de muitos medicamentos convencionais usados no tratamento da enxaqueca, causam poucos efeitos adversos e restrições. Esses medicamentos frequentemente desencadeiam efeitos colaterais indesejáveis e podem ter interações prejudiciais com outros medicamentos, além de criar uma dependência por parte do paciente. Conclusão: Portanto, com base na revisão da literatura apresentada, é possível concluir que a toxina botulínica tipo A desempenha um papel significativo no avanço da medicina e da farmacologia, melhorando a terapia para enxaqueca crônica e contribuindo para a qualidade de vida dos pacientes afetados por essa condição.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Alopecia Androgenética e seu tratamento com a mesoterapia
    (2023-12) AMANDIO, Betina Heidrich; MELO, Sheron da Silva
    A alopecia androgenética (AAG) se caracteriza como uma condição capilar não cicatricial mais comum, afetando ambos os sexos, embora sua incidência seja mais acentuada no sexo masculino. Esta patologia, caracterizada pela perda de cabelo, exerce um impacto significativo no âmbito emocional e psicológico do indivíduo em sua interação social, resultando na busca intensificada por abordagens terapêuticas eficazes. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi realizar uma revisão da literatura com intuito de analisar a eficácia do tratamento de alopecia androgenetica com mesoterapia e seus ativos. Método: a pesquisa caracteriza-se como revisão integrativa da literatura, nas bases de dados PubMed e ScienceDirect e na base de busca Google Acadêmico, foram incluídos artigos gratuitos e completos, nos idiomas português e inglês, priorizando estudo no período de 2017 a 2023 e utilizando descritores tanto na língua inglesa quanto na portuguesa. Resultados: para realização deste estudo foram utilizadas 8 (oito) publicações analisadas na integra com foco na alopecia androgenetica e o tratamento com mesoterapia. Conclusão: a mesoterapia se mostrou eficaz na maioria dos estudos, porem devem ser realizados mais pesquisas e estudos no intuito de uma maior qualificação da técnica e seus resultados.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A importância do controle de qualidade na fase pré analítica em laboratórios clínicos
    (2023-12) ESTEBAN, Vânia Erika Lino
    O laboratório clínico é uma instalação especializada na realização de testes e análises de amostras biológicas, como sangue, urina, tecidos e fluidos corporais, com o objetivo de auxiliar no diagnóstico, monitoramento e tratamento de doenças, além de aprimorar a qualidade do atendimento à saúde. Além disso, desempenham um papel crucial no campo da medicina, fornecendo informações essenciais para que os profissionais de saúde tomem decisões informadas sobre a saúde dos pacientes. Dentro do laboratório clínico há três fases, sendo elas, a fase pré analítica, a fase analítica e a fase pós analítica. A fase pré analítica é a primeira fase que antecedem as análises laboratoriais ( solicitação do exame, preparo do paciente, procedimento de coleta, armazenamento, transporte e preparo da amostra), a fase analítica é onde acontece as análises das amostras coletadas e a fase pós analítica inclui a verificação das análises realizada na fase anterior para enviar os resultados para o médico, para então ser tomada uma decisão para o diagnóstico do paciente. Entretanto, podem ocorrer falhas nos resultados laboratoriais, ocasionada por uma série de fatores, causando um diagnóstico falso-positivo ou falso-negativo. Para evitar que ocorra essas falhas é importante que o laboratório tenha um ótimo controle de qualidade, o qual implementa procedimentos rigorosos de controle de qualidade para garantir a precisão e a confiabilidade dos resultados dos testes. Desse modo, cabe ao laboratório clínico realizar um ótimo controle de qualidade junto a medicina diagnóstica para que esses erros não ocorram com frequência e assegurar a segurança tanto do profissional quanto do paciente. Palavras chaves: laboratório clínico, fase pré analítica, controle de qualidade
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Cigarros eletrônicos no Brasil: riscos e o impacto na saúde pública
    (2023-12) MORITZ, Beatriz Amante; BALDISSARELLI, Carolina Neres
    Introdução: Os dispositivos eletrônicos para fumar (DEF) tiveram uma introdução recente no mercado, logo atingindo sua popularidade, especialmente entre os jovens, devido aos benefícios ofertados em relação ao cigarro convencional. As gerações de DEF variam desde os dispositivos descartáveis até os vaporizadores recarregáveis. A ANVISA, responsável por regulamentar produtos de risco à saúde, proibiu a comercialização e propaganda de DEF em 2009, baseando-se na falta de evidências científicas sobre sua segurança. Objetivo: Analisar os riscos relacionados ao uso de DEF e o padrão de consumo no Brasil. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, onde foram selecionados artigos científicos, disponíveis nas bases de dados em saúde: Portal Periódico CAPES, PubMed/Medline e Scielo, publicados entre 2018 e 2023. A pesquisa foi feita com os DeCS “cigarros eletrônicos”, “jovens adultos” e “Brasil” e foram excluídos artigos que não relevantes ao escopo da pesquisa e estudos realizados em outros países. Resultados: Os estudos analisados indicaram que 1 em cada 5 jovens de 18 a 24 anos já fez uso desses dispositivos, e que o uso de cigarros eletrônicos está associado a um aumento de três vezes no risco de experimentação de cigarro convencional e quatro vezes no uso atual. Conclusão: Diante do aumento do uso de cigarros eletrônicos no Brasil, a revisão destaca a urgência de ações para lidar com o fenômeno dos cigarros eletrônicos e seus impactos na saúde pública no Brasil, e indica um custo elevado para o sistema de saúde. A falta de dados sobre os danos à saúde ressalta a importância de estudos aprofundados.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    MicroRNA e sua relação com o controle da fertilidade feminina
    (2023-12) CORDEIRO, André Ferreira
    Ácidos Ribonucleicos são RNAs codificantes famosos, conhecidos por codificarem proteínas, mas seus subtipos são menos explorados, como por exemplo os MicroRNAs (miRNA) que são uma molécula de menor tamanho e tem a habilidade, por exemplo, silenciar a codificação de uma proteína. Essa pesquisa define seu objetivo em pesquisar MicroRNAs e sua relação com a infertilidade feminina, preservando também sua reserva ovariana. A pesquisa mostrou que os miRNAs tem um grande potencial para controlar a fertilidade, mas seus mecanismos de ação não estão bem compreendidos e demandam estudos mais profundos para chegar a uma conclusão final de uso em humanos.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Perfil de internação hospitalar por epilepsia na região Sul do Brasil no período de 2012 a 2022.
    (2023-06-28) Machado, Amanda Neves; Pamplona, Valnice Neli Corrêa
    Objetivo: analisar o perfil de internação hospitalar por epilepsia na região Sul do Brasil no período de 2012 a 2022. Métodos: Trata-se de um estudo observacional do tipo ecológico de caráter transversal. A coleta de dados foi realizada a partir do banco de dados do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/ SUS), disponibilizados pelo Departamento de Informática do SUS (DATASUS). Foram analisadas todas as internações hospitalares por epilepsia em indivíduos adultos, de ambos os sexos, na região sul no Brasil no período de 2012 a 2022, totalizando 65.202 internações. Calculou-se as taxas por 100 mil habitantes e a proporção de internação. Resultados: A maioria das internações ocorreu no sexo masculino (56,49%) e na cor de pele branca (84,48%). Houve maior proporção de internação na faixa etária de 40-59 anos tanto no sexo masculino (39,53%) quanto no sexo feminino (34,11%). A maioria das internações foi de caráter urgente (83,18%). O estado com maior proporção e taxa de internações hospitalares por epilepsia foi o Paraná (51,93% e 38,26/ 100 mil habitantes). A maior média de permanência hospitalar (6,0 dias) e maior custo associado a internação (R$ 32.021.509,00) foi no estado do Rio Grande do Sul. Conclusão: O perfil de internação hospitalar por epilepsia na região sul foi sexo masculino, cor de pele branca, faixa etária de 40-59 anos, caráter urgente. O estado com maior proporção, taxa de internações e custos hospitalares foi o Paraná. A maior média de permanência hospitalar foi no estado do Rio Grande do Sul.
  • Monografia Acesso fechado
    O uso da toxina botulínica no tratamento auxiliar da dor lombar crônica: uma revisão de literatura dos últimos 10 anos
    (2023-05-31) Jandrey, Fabiana; Mello, Fernanda Petermann Ramos de
    A dor lombar, seja crônica ou aguda, atinge mais de 80% da população em algum período da fase adulta. Além da diminuição da qualidade de vida do indivíduo, ela causa diversos processos que causam inflamação e consequente dor, que pode perdurar ou não, de acordo com sua classificação em dor crônica ou aguda, e de acordo com sua etiologia principal. O presente estudo destinou-se revisar a literatura dos últimos 10 anos sobre o uso da toxina botulínica para dor lombar crônica. A busca dos estudos foi realizada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), e nas bases de dados National Library of Medicine (Medline) via Pubmed, Scientific Electronic Library Online (SciELO) durante o período de março a maio de 2023. A estratégia de busca envolveu descritores em português “Dor lombar crônica AND toxina botulínica OR toxina botulínica tipo A”, e em inglês “Low Back Pain AND Botulinum Toxins OR Botulinum Toxins, Type A”. Foram incluídos estudos experimentais que abordaram temas relacionados à dor lombar, uso de toxina botulínica para dor, em especial para dor lombar crônica publicados nos últimos 10 anos (2012-2022), em pacientes adultos, nos idiomas português e/ou inglês. A partir da análise dos estudos preliminares observou-se que a aplicação de TxB-A pode auxiliar no alívio da dor lombar crônica, contudo, mais estudos na área são recomendados a fim de que o efeito da toxina botulínica seja comprovado e estabelecido como tratamento auxiliar.
  • Monografia Acesso aberto
    A utilização da toxina botulínica tipo A para o tratamento de blefaroespasmo essencial benigno e espasmo hemifacial
    (2023-05-31) Colombo, Yasmin dos Santos; Cunha, Gabriella Lopes de Paula
    A hiperatividade muscular causada pela espasticidade pode causar problemas sociais significativos no dia a dia do paciente e, em casos mais graves, pode-se chegar a uma cegueira funcional. A utilização da toxina botulínica do tipo A se demonstrou positiva nestes casos, se tornando necessário o entendimento profissional anatômico dos músculos, com sua origem, inserção, vetor da fibra muscular e um tratamento individualizado para assim tratar com êxito cada paciente. O uso da toxina age sobre o terminal nervoso colinérgico, controlando e impedindo a liberação da acetilcolina no local de aplicação, atuando diretamente nas junções neuromusculares que irão relaxar o músculo alvo, trazendo uma melhora clínica.
  • Monografia Acesso aberto
    Menopausa e envelhecimento facial: uma revisão da literatura
    (2023-06-16) Neves, Luciane de Souza Araújo
    Introdução: A menopausa traz inúmeras mudanças ao corpo da mulher e acelera o processo de envelhecimento da pele. Nesse fase da vida, o funcionamento do corpo feminino passa por muitas modificações, incluindo pele, cabelos e unhas. Objetivo: analisar, na literatura existente, os efeitos da menopausa no processo de envelhecimento facial. Método: Revisão da literatura. O levantamento de dados foi realizado nas bases Medline, SciELO e Lilacs, e foram analisados os dados compreendidos no período entre os anos de 2012 a 2022. Resultados: Os resultados apontam que durante a menopausa ocorre uma diminuição na produção de hormônios, o que contribui para o processo de envelhecimento da pele, uma vez que ocorre a redução da elastina e dos níveis de colágeno, com isso, a pele fica mais seca, enrugada, e perde a elasticidade. Conclusão: Os estudos revisados mostraram que a menopausa traz inúmeras mudanças ao corpo da mulher e acelera o processo de envelhecimento da pele. Nesse fase da vida, o funcionamento do corpo feminino passa por muitas modificações, incluindo pele, cabelos e unhas. A acentuação no envelhecimento da pele prejudica a autoestima, o que torna esse período da vida ainda mais problemático
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Uso da ozonioterapia no tratamento de dermatite: uma revisão narrativa de 2013 a 2023
    (2023-06-01) Albino, Ana Carolina Farias
    As dermatites são doenças inflamatórias da pele que atingem desde bebês até adultos, sendo a dermatite atópica a mais comum na população e geralmente vem acompanhada de asma ou rinite alérgica, ou até mesmo quando tem histórico familiar de doença. O tratamento da dermatite atópica é realizado através do uso de hidratantes/emolientes e corticosteroides tópicos, e inclusive a ozonioterapia tem apresentado bons resultados quando aplicado de forma tópica, seja com óleo ozonizado e água ozonizada. Assim, o estudo teve como objetivo revisar a literatura sobre o uso da ozonioterapia no tratamento de dermatite. Foi realizada a busca de estudo de caso, ensaio clínico randomizado e não randomizado, na biblioteca virtual em saúde (Bvsalud) e nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) e MEDLINE via PubMed. Para isso, a estratégia de busca incluiu os descritores propostos no Medical Subject Headings (MeSH): Ozone"[Mesh] OR "Ozone therapy " AND "Dermatitis "[Mesh]. A busca foi realizada nos meses de março a maio de 2023. Para critério de inclusão foram considerados artigos em inglês e português publicados nos últimos 10 anos, que apresentaram como objetivo o uso da ozonioterapia no tratamento de dermatite, enquanto para exclusão, os artigos que não trataram desse assunto ou que foram irrelevantes para o tema. Após a análise dos estudos, apenas três foram incluídos na revisão. Com base nos resultados encontrados neste estudo pode-se observar que a ozonioterapia utilizada na forma de água ozonizada e de óleo ozonizado no tratamento auxiliar da dermatite atópica melhora a cicatrização da lesão, reduz a infecção e alivia os sintomas da doença. Além disso, é de baixo custo e pode não apresentar efeitos adversos.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Perfil de mortalidade por hemofilia A e B no brasil entre 2010-2020
    (2022-11-25) Oliveira, Aniély Ramos de; Ferreira, Sthefane
    RESUMO Objetivo: Analisar o perfil de mortalidade por hemofilia A e B no Brasil entre 2010-2020. Método: Estudo ecológico do tipo transversal com dados secundários extraídos do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) disponibilizado pelo Departamento de Informática do Ministério da Saúde (DATASUS) Resultados: No período ocorreram 239 óbitos, 221 (92,5%) foram por hemofilia A e 18 (7,5%) por hemofilia B, sendo mais comum no sexo masculino nos dois tipos de hemofilia (A, 94,6%; B, 94,4%), na faixa etária de 40 a 49 anos (20,4%) no tipo A e no tipo B nas faixas etárias de 0 a 4 anos, 15 a 19 anos, 50 a 59 anos e 70 a 79 anos (16,7% cada faixa etária). A hemofilia A está mais presente na cor branca (44,8%) e a hemofilia B na cor parda (47,1%). A escolaridade mais comum é de 8 a 11 anos (A= 29,1% e B= 50,0%). A região sudeste apresentou maior proporção (A= 38,5% e B = 3,3%). Conclusão: A maioria dos óbitos foi por hemofilia A, no sexo masculino, na faixa etária de 40 a 49 anos no tipo A e no tipo B entre 0 a 4 anos, 15 a 19 anos, 50 a 59 anos e 70 a 79 anos. A hemofilia A está mais presente na cor branca e a hemofilia B, na cor parda. A escolaridade mais comum é de 8 a 11 anos e a região Sudeste apresentou maior proporção de mortalidade.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Perfil de mortalidade por câncer de colo de útero no estado de Santa Catarina nos anos de 2010 a 2020
    (2022-11-23) Lentz Silva, Giselle Lentz Silva; Ribeiro, Larissa Pimenta
    Objetivo: Analisar o perfil de mortalidade por câncer de colo de útero no estado de Santa Catarina nos anos de 2010 a 2020. Método: Estudo com dados agregados do tipo misto com dados secundários extraídos do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do DATASUS. Inclui-se os óbitos por câncer de colo de útero, com idade a partir de 20 anos ocorridos no ano de 2010-2020, totalizando 1966 casos. Foram calculadas as proporções de óbitos por faixa etária, cor de pele, escolaridade, estado civil e macrorregiões de saúde, e as taxas de mortalidade. Para análise de tendência da série temporal foi utilizado o modelo de regressão linear simples. Resultados: A maior proporção de óbitos ocorreu na faixa etária de 50 a 59 anos (22,6%), da cor de pele branca (90,0%), com escolaridade de 4 a 7 anos (36,3%), sem companheiro (57,6%), na região da Grande Florianópolis (19,5%). O ano de 2019 apresentou a maior taxa de mortalidade (8,10/ 100 mil habitantes). Houve tendência crescente na taxa geral (ß = 0,218, p= 0,006) e na faixa etária de 30 a 39 anos (ß = 0,246, p= 0,034) representando um aumento de 44,3% e 55,6% respectivamente. Conclusão: Mulheres na faixa etária de 50 a 59 anos, de cor de pele branca, com escolaridade de 4 a 7 anos, sem companheiro e da região da Grande Florianópolis compõem o perfil predominante dos óbitos estudados com tendência crescente na taxa geral e na faixa etária de 30 a 39 anos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Eficácia do laser de baixa intensidade no tratamento da alopecia androgenética
    (2022-11-25) Petri, Jéssica Aline; Giacomet, Gisele
    Introdução: A alopecia androgenética (AAG), é uma doença autoimune, que provoca alterações no ciclo capilar, caracterizando progressiva miniaturização dos folículos pilosos, onde o pelo terminal se transforma em velo e, consequente perda de cabelo em regiões específicas da cabeça. Essa condição ocorre por conta da enzima 5-alfa-redutase que converte a testosterona em diidrotestosterona (DHT), degradando a bainha do folículo piloso. Fatores genéticos e andrógenos são os principais causadores, afetando homens e mulheres. Apesar de não existir um comprometimento físico, afeta o psicológico resultando em quadros de depressão, ansiedade e estresse, agravando a doença. Na alopecia androgenética, vem-se destacando o tratamento com a terapia do laser, como método alternativo que estimula o crescimento do cabelo. Objetivo: Compreender as etapas do desenvolvimento da alopecia androgenética, bem como os efeitos da fotobiomodulação utilizando o laser de baixa potência (LLLT) por meio de uma revisão narrativa. Métodos: Neste contexto, foi realizada buscas nas principais plataformas do Google Acadêmico, SciELO, BVS, Medline. Foram incluídas publicações dos últimos 2 12 anos (2010 -2022). Resultados: Dentre os efeitos do Laser de baixa potência, para o tratamento da Alopecia androgenética, ocorre a indução da atividade mitótica das células epiteliais e dos fibroblastos, atuando sobre as células periféricas da papila dérmica ativando as células germinativas que conseguem regenerar e revitalizar o folículo piloso, produzindo uma melhora da vascularização, aporte de nutrientes, estímulo do crescimento do pelo e células tronco no bulbo do folículo piloso, produção de colágeno, aumento da fase anágena e densidade capilar (LIMA,2016; COSTA, 2016). Conclusão: Conclui-se, que houve uma melhora significativa no crescimento capilar com o uso do laser de baixa intensidade, surgindo o aparecimento de novos fios, porém ainda são necessários muitos estudos para que sejam desenvolvidas técnicas específicas que consigam interromper o avanço da alopecia e reverter os efeitos já verificados após o diagnóstico desta patologia.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Perfil epidemiológico das internações por sepse na região sul do Brasil nos anos de 2020 a 2022
    (2022-12-08) Oliveira, Nicole Ignacio de; Martin, Nataly Adriana Dominguez
    Introdução: A sepse é uma disfunção orgânica com risco de vida causada por uma resposta desregulada do hospedeiro à infecção. Possui altas taxas de internações e de mortalidade. Progride rapidamente para estados graves, necessitando de um diagnóstico precoce. Objetivo: Analisar o perfil epidemiológico das internações por sepse na região sul do Brasil nos anos de 2020 a 2022. Método: Estudo ecológico do tipo transversal realizado por meio da análise das internações hospitalares por sepse de ambos os sexos ocorridas no ano de 2020-2022 obtidas no Sistema de Informação Hospitalar do Sistema único de Saúde (SIH/SUS). Foram calculadas as proporções e as taxas de mortalidade por 100 mil habitantes. Resultados: Foram analisadas 58.887 internações, sendo 81,7% de caráter de urgência. A maior proporção de internações foi no sexo masculino (51,8%), na faixa etária de 80 anos e mais (21,7%), cor de pele branca (86,6%). O estado do Rio Grande do Sul apresentou maior proporção das internações (45,9%) e o ano de 2021 apresentou a maior proporção de óbitos (47,1%) e a maior taxa de mortalidade (468,1/ 100 mil habitantes). Conclusão: A maior parte das internações por sepse na região sul do Brasil nos anos de 2020 a 2022 ocorreu de caráter de urgência, no sexo masculino, na faixa etária de 80 anos e mais, cor de pele branca e no Rio Grande do Sul. O ano de 2021 apresentou a maior proporção de óbitos e a maior taxa de mortalidade.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Aparecimento de estrias na gestação e as possíveis formas de prevenção e tratamento
    (2022-11-23) Baú, Natalia Mazzochi; Zomer, Sandi
    O presente estudo teve como objetivo analisar as evidências disponíveis sobre as formas de tratamento e/ou prevenção de estrias gravídicas e de que forma esta disfunção estética impacta na vida da gestante por meio de uma revisão narrativa da literatura. Foi realizada a busca nas bases de dados PubMed - National Library of Medicine da Medline, Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde e Scielo - Scientific Electronic Library Online, onde foram analisados 10 artigos referentes aos resultados, apresentados através de dois quadros descritivos, e discutidos em duas categorias. Verificou-se que existem métodos de prevenção adequados para gestantes que se preocupam com este tipo de disfunção estética, e diferentes formas de tratamento que geram resultados eficazes para redução de estrias.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Alterações no ritmo circadiano e obesidade: revisão de literatura
    (2022-12-08) Romero, Aidee Arcelia Sarmiento
    O objetivo deste estudo foi sumarizar a produção científica sobre alterações do ritmo circadiano e sua relação com a obesidade por meio de uma revisão de literatura, utilizando artigos científicos, pesquisados PubMed via MedLine, Biblioteca Eletrônica Científica Online (SciELO), na Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), nos idiomas inglês, português e espanhol entre 2010 e 2022. Ciclo circadiano, ou relógio biológico é um período de tempo (de aproximadamente 24 horas) durante o qual ocorrem uma série de mudanças no funcionamento do organismo, cuja finalidade é manter a homeostase das várias funções como a secreção de hormônios, o ciclo de sono e vigília, metabolismo energético entre outros, uma vez, que diferentemente do que possa parecer, durante o sono o nosso organismo “não para”. A regulação destes processos biológicos depende diretamente de fenômenos da natureza, tendo como base a incidência de raios solares, luminosidade e a temperatura ao longo do dia. No entanto, mudanças no ritmo circadiano (como passar noites em claro, trocar o dia pela noite no caso de trabalhadores noturnos, alterações nos horários das refeições, interferindo em inúmeros processos biológicos, que ocasionam o desequilibrio da microbiota intestinal, assim, favorecendo o desenvolvimento de várias doenças metabólicas que afetam a regulação do metabolismo energético, absorção de nutrientes, respostas imunes dentre muitas outras.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Tendência temporal de mortalidade de crianças e adolescentes por leucemia linfóide no Brasil no período de 2010 a 2020
    (2022-12-07) Costa, Iohana Melo e
    Introdução: A Leucemia Linfoide vem sendo uma das principais causas de mortes em crianças e adolescentes no Brasil, tornando-se um grande desafio de saúde pública. Objetivo: Analisar a tendência temporal de mortalidade por leucemia linfoide em crianças e adolescentes no país no período de 2010 a 2020. Método: Estudo ecológico, de séries temporais, com dados secundários obtidos do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM). Foram incluídos 5.531 casos de óbitos por leucemia linfoide. Os números e coeficientes de mortalidade foram estratificados de acordo com sexo, faixa etária, regiões. Para análise de tendência foi utilizado o modelo de regressão linear simples com nível de significância de 5%. Resultados: A taxa geral (ß= -0,003; p= 0,550) e em ambos os sexos apresentou tendência de estabilidade (Masculino, ß= 0,010; p= 0,246; Feminino, ß= 0,002; p= 0,806). Tendência de estabilidade nas faixas etárias analisadas (p= 0,550). As regiões apresentaram tendência estável (p=0,550), sendo a região Norte do Brasil aquela com maior taxa média (1,07/ 100 mil habitantes). A taxa de mortalidade segundo sexo e faixa etária apresenta-se em estabilidade (p=0,550). A maior taxa média e maior variação média anual está na faixa etária de 5 a 9 anos no sexo masculino e no sexo feminino maior taxa média está na faixa etária de 0 a 4 anos; a maior variação média anual na faixa etária de 5 a 9 anos. Conclusão: A tendência temporal de mortalidade por leucemia linfoide em crianças e adolescentes no país no período de 2010 a 2020 apresentou comportamento de estabilidade.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O impacto da pandemia de COVID-19 em pacientes com epilepsia: uma revisão de literatura
    (2022-11-25) Martins Junior, Rudimar; Garcia, João Guilherme
    Introdução: A epilepsia é uma das doenças neurológicas mais comuns e incapacitantes, sendo as crises epiléticas caracterizadas pela ocorrência transitória de atividade neuronal excessiva ou síncrona no cérebro. Ao final de 2019, surgiu um novo potencial fator de risco para a epilepsia, a COVID 19 (Coronavirus Disease 2019), uma doença respiratória transmissível por gotículas do trato respiratório, causada pelo vírus SARS-CoV-2 (Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2). Apesar da fala de evidências claras, a COVID-19 foi sugerida como potencial fator de risco para a epilepsia, especialmente pelos fatores associados a ela afetados com a pandemia. Objetivo: descrever o impacto da pandemia de COVID 19 em indivíduos com epilepsia. Métodos: O estudo consiste em uma revisão bibliográfica, realizada por meio de pesquisa nos bancos de dados Pubmed via Medline e Scielo. As palavras-chave utilizadas foram: Epilepsia, COVID-19, SARS-CoV-2. Resultados: Os artigos analisados demonstraram que pacientes com epilepsia estão mais suscetíveis a estresse psicológico do que a população geral, sendo esse um dos principais fatores que podem levar a crises. Conclusão: Não se pôde estabelecer uma relação direta entre a epilepsia e infecção por COVID-19, porém, os diversos fatores associados a ela que são afetados com a pandemia mostram gerar grande impacto na saúde dos pacientes.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Relação entre Endometriose e Contraceptivos orais: Uma revisão de literatura
    (2022-06) Luz, Camilla; Ramos, Camilla
    Objetivo: Entender a relação entre endometriose e contraceptivos orais a partir de uma revisão de literatura. Revisão Bibliográfica: A pílula anticoncepcional oral (ACO) é frequentemente usada para tratar pacientes com endometriose, porém a literatura não é consistente se o uso prévio de ACO protege contra o desenvolvimento futuro de endometriose. Alguns estudos encontraram aumento do risco de endometriose com exposição prévia a ACO, assim como o uso prévio de contraceptivos orais no risco de endometriose condicionada à paridade, especificamente nas nulíparas. Outros estudos relataram que o risco da doença foi menor entre as usuárias atuais ou recentes de ACO. A falta de relação entre o tempo total de uso de ACO e a endometriose, e o padrão de risco com o tempo desde a última utilização, não suportam uma relação causal. Parece, portanto, que o risco de endometriose é reduzido apenas entre as usuárias atuais (ou recentes) de ACO, e qualquer inferência causal é dificultada pela questão de viés de indicação, além da ausência de relação duração/risco. Conclusão: Os dados sobre associação entre o uso de anticoncepcionais orais (ACO) e endometriose são conflitantes. No entanto, sugere-se que o uso prévio de ACO pode aumentar o risco da doença.