O Repositório Universitário da Ânima visa a gestão da produção intelectual das IES da Anima, a sua preservação, bem como maximizar a visibilidade, o uso, e o impacto de suas produções intelectuais.

Submissões Recentes

Artigo Científico Acesso fechado
A figura do refugiado e a aplicação do princípio do non-refoulement como norma jus cogens
(9999-06-12) Ribeiro, Francisco Hairlon Lima; Linhares, Ana Carla Alves
O presente artigo científico busca elucidar por meio de pesquisa bibliográfica e por meio da metodologia teórica, a respeito do que se trata de fato a figura do refugiado, explicando seu conceito, as garantias intrínsecas aos indivíduos que se encontram nessa condição e retratar a aplicação do princípio do Non-Refoulement como norma Jus Cogens. Outrossim, conceitua o Jus Cogens, discorrendo acerca de sua importância para o Direito dos Refugiados, bem como, sua natureza inderrogável enquanto norma basilar do Direito internacional. Por fim, tratar da importância da Convenção de Genebra de 1951 relativa ao estatuto dos refugiados e do seu posterior Protocolo de 1967, institutos que foram vanguardistas na defesa e no tratamento para estes. Neste limiar, restou-se constatado através das pesquisas realizadas, a necessidade de políticas públicas eficazes para a garantia dos direitos e proteção dos refugiados, e que de fato, o princípio do Non-Refoulement possui natureza Jus Cogens para o direito internacional.
Artigo Científico Acesso fechado
Projeto de revitalização e implantação de parque urbano na lagoa de João Amaral localizada em Guanambi-Ba
(2022) Magalhães, Érica Pereira; Silva, Janciele Betânia Pereira da
Localizada no bairro Vomitamel na cidade de Guanambi-Ba, a Lagoa de João Amaral é uma área que abrange 65.736 m². Atualmente o local se encontra em estado de abandono, visto que é um espaço de suma importância tanto para o ecossistema quanto para a população guanambiense, pois além de abrigar diversas aves migratórias serve também como drenagem para evitar inundações em bairros circunvizinhos. Foi observado que há um elevado nível de degradação nesse ambiente. Portanto, para atender esse problema, foi elaborado um projeto para revitalização da área com a implantação de um parque de lazer, intervindo de forma positiva ambientalmente e agregando cultura, entretenimento e lazer, além de valorizar e enriquecer a cidade com um espaço que promoverá mais um atrativo para melhor qualidade de vida de seus habitantes.
Artigo Científico Acesso fechado
Code-Sky: Um jogo web para ensino de lógica de programação a crianças e adolescentes
(2023-06-17) Nascimento, Ananias; Brito, Mateus
À medida que a sociedade evolui, profissionais da tecnologia são cada vez mais requisitados. Dessa forma, o conhecimento de lógica e conceitos de programação se tornam cada vez mais necessários no dia a dia de diversos ramos da sociedade. O objetivo deste trabalho é desenvolver um jogo educacional para auxiliar no ensino de lógica de programação a crianças e adolescentes. Através da pesquisa de trabalhos relacionados, serão analisadas as características que esse meio precisa ter para ser de fato um jogo educacional. O trabalho propõe a criação de um jogo que auxilie no ensino de programação a esse público-alvo, e a partir disso a análise de sua viabilidade e dos seus resultados diante das respostas obtidas na pesquisa, assim como a adequação do jogo educacional ao público-alvo.
Estudo de Caso Acesso aberto
Reabilitação estética de um elemento dentário anterior com conduto obliterado e escurecimento: um relato de caso.
(2023-12) BEZERRA, Ana Beatriz Miranda Costa; ROMÃO, Neuza Ruth Ferreira
Introdução: A tonalidade escurecida dos dentes anteriores tem um impacto estético significativo na vida dos pacientes, causando limitações sociais e prejudicando a autoestima dos mesmos, devido ao aumento da visibilidade ao sorrir e ao falar. As causas mais frequentes do escurecimento dentário incluem ausência de vitalidade dentária, nutrição, mal desenvolvimento dentário, sendo o traumatismo em dentes anteriores um dos mais frequentes por motivo de serem anatomicamente mais expostos. A obliteração do canal radicular tem consequências tanto estéticas quando anatômicas, causando o escurecimento do elemento dentário e impossibilitando o tratamento endodôntico. Um possível tratamento para dente com canal radicular obliterado é a utilização de técnicas de aplicação de resina composta, capaz de devolver a estética ao sorriso do paciente e preservar o elemento dentário tratado. Objetivo: Descrever um relato de caso de um tratamento estético em um dente anterior com canal obliterado e escurecimento dental causado por trauma, utilizando técnicas de clareamento associada a faceta direta em resina composta. Relato de Caso: O paciente relatou limitações sociais devido à descoloração do dente escurecido, que, juntamente com o diastema, afetava seu sorriso. Para diagnóstico endodôntico foi realizada tomografia computadorizada do tipo cone beam. Diante da incapacidade de clareamento interno, pois o canal se encontra obliterado, optou-se por realizar duas sessões de clareamento externo, com aplicações de 20 minutos com o gel clareador de peróxido de hidrogênio a 35% Whiteness HP (FGM, Joinville, SC, Brasil) associado ao clareamento caseiro supervisionado durante 7 dias, por 2 horas diárias, utilizando o gel clareador da Polanight (SDI, Victoria, Australia), com sua composição de peróxido de carbamida a 10%. Na sequência foi feito tratamento restaurador do tipo faceta direta e fechamento de diastema nos elementos dentários 11 e 21. Um preparo foi realizado visando reduzir a vestibular. Foram utilizadas em todo tratamento as resinas Trans 30 Empress direct (Ivoclar Ultradent, Barueri, SP, Brasil), parede palatina e efeito, BL-XL Dentina Empress Direct (Ivoclar Ultradent, Barueri, SP, Brasil), em dentina, DBL2 (Víttra APS - FGM, Joinville, SC, Brasil), Halo incisal e efeito brancos proximais, WE Filtek Z350XT (3M, Sumaré, SP, Brasil), esmalte vestibular e para opacificar o substrato escurecido foi utilizada a resina Opaquer – Forma (Ultrapack – Ultradent, Indaiatuba, São Paulo, Brasil). Por fim, realizado ajuste oclusal, acabamento e polimento. Ao final do tratamento, a função, a estética e a reinserção social do paciente foram restauradas. Conclusão: A associação de técnicas de clareamento e de resinas compostas pode ser eficaz para tratar dentes unitários anteriores escurecidos.
Estudo de Caso Acesso fechado
Aumento de coroa clínica estética anterior, reanatomização de dentes conóides e contornos cosméticos em resina composta pelo fluxo digital: relato de caso clínico.
(2023-12) FERREIRA, Jâmmya Háleffe de Lima; QUEIROZ, Jercia Mayane de Lima
Introdução: As restaurações diretas anteriores são de cunho estético e duradouro, que se assemelham aos dentes naturais que vem tendo um aumento da sua popularidade advindo das mídias sociais. A sociedade importa-se muito com a estética, porém, os princípios básicos e biológicos do periodonto devem ser respeitados, assim, o planejamento é imprescindível para escolha da técnica adequada e para se ter um tratamento com longevidade. Objetivos: Este trabalho tem como objetivo elucidar através de um relato de caso clínico que os cirurgiões-dentistas devem realizar planejamentos multidisciplinares junto ao digital, na qual, é valioso para manter um periodonto saudável, sem iatrogenias. Pois, muitas vezes os profissionais, por âmbito de ganância e por vezes falta de conhecimento realizam procedimentos sem técnica adequada e o cuidado necessário ao espaço biológico incorreto, resultando assim, em inúmeros problemas aos pacientes. Relato de caso: Paciente J.M.L.Q. 24 anos de idade, sexo feminino e sistemicamente saudável compareceu a clínica com queixa de seu sorriso. Ao exame clínico periodontal, observou-se que a paciente apresentava sorriso gengival e coroa clínicas curtas. Foi realizado protocolo fotográfico, escaneamento e enceramento digital para planejamento digital do sorriso, a fim de verificar a quantidade necessária para o aumento das coroas clínicas pela cirurgia periodontal (15-25) e posterior confecção das restaurações diretas em resina composta (13-23). Conclusão: Diante disso, os cirurgiões-dentistas deverão atualizar-se de conhecimentos e usufruir do mundo digital, minimizando os erros referente aos espaços biológicos e anatomia, assim, promovendo saúde.