O Repositório Universitário da Ânima visa a gestão da produção intelectual das IES da Anima, a sua preservação, bem como maximizar a visibilidade, o uso, e o impacto de suas produções intelectuais.

Submissões Recentes

Dissertação Acesso aberto
Proteção dos direitos humanos no meio ambiente de trabalho: Papel das Comissões Internas e Serviços Especializados
(2024-05) FURTADO, Rodrigo Affonso, Rodrigo Affonso Furtado
O objetivo deste trabalho é abordar a importância das medidas de segurança e saúde ocupacional no meio ambiente de trabalho. A pesquisa realizada observa o meio ambiente de trabalho como um Direito Humano e qual a importância de um meio ambiente de trabalho saudável. Realizada através do método bibliografia em caráter exploratório e qualitativo em análise a 3 processos oriundos do Tribunal Superior do Trabalho. Os processos em questão foram analisados para identificar como a Corte Superior da Justiça do Trabalho tem entendido a importância do meio ambiente de trabalho como um direito humano e o cuidado com a manutenção da saúde do trabalhador, bem como identificar quais as causas para que inúmeras doenças e acidentes de trabalho ocorram. Os resultados demonstram que conforme evidenciado pelas decisões do Tribunal Superior do Trabalho, a falta de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes ou sua ineficácia contribui para acidentes e situações prejudiciais aos trabalhadores, evidenciando a importância da atuação dessas entidades. Além disso, a utilização meramente formal das Comissões, sem um genuíno interesse na proteção dos trabalhadores por parte das empresas, não promove melhorias efetivas na vida dos trabalhadores. Há uma necessidade de haver uma reeducação quanto a real utilidade e efetividade da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e do meio ambiente de trabalho.
Artigo Científico Acesso aberto
Assistência de enfermagem e qualidade de vida de pacientes com doença renal crônica: revisão integrativa
(0013-06) ARAÚJO, Thaís Sena; SANTOS, Jesiane de Jesus Reis
Introdução: a doença renal crônica (DRC) é uma condição clínica complexa definida pela presença de anormalidades nas estruturas e função dos rins com impactos significativos na saúde e na qualidade de vida dos pacientes. As mudanças que acontecem no estilo de vida são situações que refletem sob o paciente, a família e os profissionais de saúde, com destaque, os enfermeiros, que prestam assistência direta e integral, por meio da ciência da enfermagem, desenvolvendo ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde. Objetivos: analisar o impacto da assistência de enfermagem na qualidade de vida de pacientes renais crônicos, e compreender quais fatores interferem na qualidade de vida dos pacientes, bem como a importância da assistência de enfermagem ao paciente com DRC. Métodos: trata-se de uma revisão integrativa, de abordagem qualitativa, no qual os dados coletados foram analisados, sintetizando as evidências dos estudos de forma descritiva. Resultados: a amostra final foi composta por cinco artigos, os quais evidenciaram que a qualidade de vida dos pacientes renais encontra-se comprometida por diversos fatores. Assim, dentre eles, destaca-se aqueles que são modificados por meio da assistência prestada ao paciente, destacando a assistência da equipe de enfermagem, pois impulsionam o processo de adaptação e conscientização do novo estilo de vida. As atividades assistenciais do enfermeiro estão ligadas ao cuidado direto, orientações sobre a doença, tratamento e intercorrências. Considerações Finais: constatou-se que a qualidade de vida dos pacientes renais encontra-se prejudicada e que a maioria dos pacientes não possuem expectativas de melhoras, atrelada às modificações impostas pela própria doença, bem como por aspectos que podem ser modificados e adaptados. Nesse cenário, a enfermagem tem papel fundamental na assistência ao paciente com DRC, com um olhar voltado a compreender as necessidades reais e individuais, contemplando os aspectos físicos, sociais, ambientais e psicológicos.
Monografia Acesso aberto
Oxigenoterapia em pacientes com COVID-19
(2024-06) PASCHE, Fernanda América da Veiga; SANTOS, Gil Cleber Canindé dos; CORRÊA, Mayque Luis Monteiro; TAVARES , Renata Rodrigues Vianna; MAGALHÃES, Yasmim Gonçalves de
Este trabalho revisa a importância da oxigenoterapia no manejo de pacientes com SARS-CoV-2 (COVID-19), destacando suas diferentes modalidades, implicações clínicas e diretrizes de aplicação. A oxigenoterapia desempenha um papel crucial no tratamento da COVID-19, especialmente em pacientes com comprometimento respiratório grave. A administração precoce de oxigênio é essencial para melhorar os desfechos clínicos, enquanto a individualização do tratamento e a monitorização constante são fundamentais para garantir sua eficácia e segurança. Além disso, a oxigenoterapia deve ser complementada por outras intervenções terapêuticas, como o uso de anticoagulantes e corticoides. Este trabalho destaca a necessidade de mais pesquisas para aprimorar nosso entendimento sobre a oxigenoterapia na COVID-19 e promover melhores práticas clínicas. A revisão de literatura foi conduzida de acordo com as diretrizes do PRISMA, utilizando critérios PICOS para seleção de estudos. A pesquisa abrangeu estudos originais publicados nos últimos quatro anos, avaliando os efeitos da oxigenoterapia em pacientes com COVID-19. A estratégia de busca combinou descritores como 'oxigenoterapia' e 'COVID-19', realizada em bases de dados como PubMed e Scielo. A coleta de dados envolveu a extração de informações dos textos completos por dois revisores, com resolução de conflitos por consenso.
Monografia Acesso aberto
Fisioterapia é eficaz no pós-operatório de artroplastia total de joelho?
(2024-06) PERUSSE, Fernanda de Paula de Souza, Fernanda de Paula de Souza Perusse; POLICARPO, Matheus Santos, Matheus Santos Policarpo; MELO, Matheus Silva de, Matheus Silva de Melo; FORTUNATO, Wender Igor Alves , Wender Igor Alves Fortunato
Introdução: A osteoartrose nos joelhos afeta cerca de 12% da população global com mais de 60 anos, causando dor crônica e limitação funcional devido à falência articular. Em estágios avançados, a cirurgia de substituição articular por prótese total do joelho é comumente necessária para tratamento. Objetivo: Verificar a eficácia da Fisioterapia no pós-operatório de artroplastia total de joelho. Metodologia: Revisão de literatura realizada com a base de dados PubMed, com a estratégia DeCS em portugês e MESH em inglês para definir as palavras-chaves, os artigos selecionados de 2005 à 2024. A busca com os descritores totalizou 100 artigos. Resultados: Foram selecionados 8 artigos científicos após utilizar os critérios de elegibilidade, seleção e exclusão. Ressaltam, a importância de estratégias pré-habilitação e reabilitação após cirurgia, programas de exercícios específicos para fortalecimento muscular pré-operatório e treinamento isocinético na fase inicial de recuperação, fisioterapia em grupo também mostrou vantagens a curto prazo e a longo prazo é incerto. Conclusão: A pré-habilitação melhora a qualidade de vida e reduz a dor, facilitando a reabilitação após cirurgias. Estratégias de exercícios pré-operatórios personalizados são necessárias para manter os ganhos de força muscular pós-cirurgia. O treinamento isocinético é mais eficaz que o isotônico no início da reabilitação, ressaltando a importância de modalidades específicas de exercício para promover força e funcionalidade.
Artigo Científico Acesso aberto
A terapia larval e o uso de extratos de compostos vegetais isolados como terapias alternativas ao uso de antibióticos
(2024-06) HAUTZ, Elizabeth Aparecida; DIAS, Rubia Nogueira
Dentre os microrganismos patogênicos, as bactérias apresentam-se como um dos mais abundantes e disseminados pelo planeta, sendo responsáveis por milhões de mortes anualmente por todo o mundo. Atualmente, a comunidade mundial enfrenta uma crise de saúde pública ocasionada pelo aumento da resistência bacteriana à maioria dos fármacos à disposição. Nesse cenário tem despontado a busca por terapias alternativas ao combate à resistência bacteriana, como o uso da terapia larval e de diversos extratos de compostos vegetais isolados, dentre outros. O presente artigo procura apresentar algumas dentre as diversas terapias alternativas ao uso de antibióticos que se encontram em desenvolvimento, notadamente o uso da terapia larval e da terapia à base de extratos de compostos vegetais isolados.