Enfermagem

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Atuação da enfermagem na assistência pré-natal na atenção primária, pela visão da gestante e do enfermeiro
    (2023-12) PIRES, Gabrielle Vertulli; PANITZ, Ingrid Pandolfo
    : Este estudo busca descrever o processo de assistência do enfermeiro no pré-natal na atenção primária, fazendo uma análise crítica dos aspectos que tangem a visão da gestante como usuária do serviço e do enfermeiro quanto profissional na atuação da consulta pré-natal de risco habitual.Trata-se de um estudo de pesquisa narrativa. Aceitou-se 143 artigos, 13 entraram no grupo de análise conforme os critérios de inclusão e exclusão.A potencialidade do profissional enfermeiro no processo gravídico se afirma a acerca da visão da gestante, visto que a gravidez deve ser vista como um processo multidimensional e fisiológico. A presente revisão narrativa permitiu dialogar com a importância da atuação do enfermeiro e os benefícios da gestante no período gravídico, com a visão das gestantes atendidas na atenção primária a saúde em consonância com a percepção do enfermeiro no atendimento a gestante, qualificando os resultados de maneira positiva e satisfatória atendendo as demandas propostas pelo SUS.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Humanização da assistência do enfermeiro de atenção primária na detecção precoce de câncer de mama
    (2023-12) SOUZA, Stefani Dorneles de; MAURER, Bruna de Jesus Clemente dos Santos; PEREIRA, Camila Vitória; SANTOS, Dyanne Alves do
    O câncer é considerado uma das doenças mais temidas na atualidade. Por ser crônica, requer ajustes em vários aspectos da vida do indivíduo afetado. Com maior incidência em mulheres, as regiões Sul e Sudeste possuem taxas de diagnóstico de neoplasia de mama mais elevadas, registrando 740 óbitos no estado de Santa Catarina no ano anterior. Na atenção primária, os enfermeiros desempenham um papel multifacetado na promoção da detecção precoce até o suporte emocional e a oferta de informações sobre terapias complementares. A colaboração entre os profissionais de saúde e o investimento em educação continuada são essenciais para melhoria da qualidade na assistência, os resultados clínicos e informação do diagnóstico. Através de um estudo de revisão integrativa, de caráter teórico, descritivo e analítico com artigos em português de 2018 a 2023, provindos das bases LILACS, SCIELO, MEDLINE. identifica-se que a enfermagem desempenha um papel chave na promoção da detecção precoce através de mamografias, autoexame e educação sobre fatores de risco. As consultas de enfermagem são essenciais para superar barreiras no acesso a exames e falta de recomendações médicas. A comunicação sensível e empatia são cruciais para o bem-estar dos pacientes, e a inclusão de terapias complementares pode oferecer benefícios psicológicos e fisiológicos. O estudo conclui que abordagens de cuidado humanizado na detecção precoce do câncer de mama podem não só facilitar a identificação da doença, mas também promover uma jornada mais solidária e centrada no paciente, contribuindo para resultados clínicos positivos e melhor qualidade de vida.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O papel da assistência de enfermagem nos acidentes pediátricos
    (2023-06-26) Silva, Carolina Vaz da; Coelho, Elem Sabrina Alves; Soares, Schirley Lucimar
    Os acidentes pediátricos são eventos imprevisíveis que representam uma das principais causas de morbidade e mortalidade infantil. A assistência de enfermagem desempenha um papel fundamental na prevenção, identificação e tratamento desses acidentes, por meio de abordagens teóricas e práticas. O estudo foi do tipo revisão integrativa e objetivou descrever o papel da assistência em enfermagem nos acidentes pediátricos. Foi realizado nas bases de dados BDENF, BVS, Scielo e Pubmed, resultando na seleção de três artigos relevantes entre os 56 lidos na íntegra, a partir dos 220 achados identificados. Os resultados destacaram a importância da assistência de enfermagem na prevenção e manejo dos acidentes pediátricos, ressaltando a necessidade de conhecimento e preparo adequados dos profissionais de saúde, incluindo os enfermeiros. A falta de conhecimento e preparo dos profissionais de saúde foi identificada como um desafio enfrentado na assistência aos acidentes pediátricos. A avaliação inadequada da gravidade do acidente e a falta de medidas imediatas por parte dos profissionais podem levar a complicações e até mesmo à morte da criança. Além disso, os pais e cuidadores também podem não receber orientações adequadas sobre medidas preventivas e procedimentos em caso de acidentes em casa. Foi identificada uma lacuna na literatura em relação a estratégias eficazes de prevenção e intervenções específicas para cada tipo de acidente. Portanto, são necessários novos estudos que contribuam para a melhoria da assistência e prevenção desses eventos, buscando preencher essa lacuna e promover um cuidado mais abrangente e embasado cientificamente.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Desafios e potencialidades da assistência de enfermagem à pessoa em situação de rua
    (2023-06-15) Corrêa, Camila Pimentel; Machado, Jeferson; Raych, Leonardo Jacob Corrêa da Silva Serapião Gonçalves de Oliveira; Santos, Vanessa dos
    Introdução: Os indivíduos em situação de rua são caracterizados pela vulnerabilidade socioeconômica e o caráter migratório dentro da realidade a qual estão inseridos, integrando um grupo social cada vez mais crescente. Objetivo: Analisar a assistência de enfermagem às pessoas em situação de rua. Método: Trata-se de uma revisão integrativa. A seleção de artigos ocorreu por meio das bases de dados LILACS, SCIELO, MEDLINE e BDENF. Foram utilizados os descritores: "Assistência de Enfermagem", "População em Situação de Rua" e "Atenção Primária à Saúde", “Políticas Públicas em Saúde. Os critérios de inclusão foram artigos completos em português, inglês e espanhol disponíveis na íntegra e gratuitamente e publicadas nos últimos cinco anos. Os critérios de exclusão foram artigos repetidos entre as bases de dados, editoriais, teses, dissertações, cartas ao editor, artigos não disponíveis na íntegra e artigos de revisão. Resultados: Retornaram da busca sessenta e sete artigos, após análise criteriosa resultando em doze artigos que foram analisados e compõem este estudo. Foram discutidas três temáticas: A importância da assistência de enfermagem concernente à população em situação de rua, Barreiras de acesso em saúde à população em situação de rua e Dificuldades de cumprimento das políticas públicas na assistência à população em situação de rua. Discussão: O estigma social inexoravelmente designado à população em situação de rua, atrelado aos fatores concomitantes da marginalização, dificulta o acesso aos serviços de saúde dessa população, inviabilizando a prestação de serviço eficaz da enfermagem na atenção primária em saúde. Conclusão: Se estabelece um desafio para os trabalhadores da atenção primária a aproximação a esse grupo, embora meios de intervenção eficazes tenham sido descritos. Portanto, a continuidade de estudos que abordem a temática se faz urgente e necessária. PALAVRAS-CHAVE: Assistência de Enfermagem; População em situação de rua; Atenção Primária à Saúde e Políticas Públicas em Saúde.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Humanização da assistência do enfermeiro no atendimento ao idoso
    (2023-06-15) Santos, Nathalie Chagas; Leonardi, Luciana Guadanhim; Almeida, Clair Rodrigues
    O envelhecimento é um triunfo do desenvolvimento humano. O aumento da longevidade é uma das maiores conquistas da humanidade, em 25 anos (2010 a 2035), Brasil dobrará a taxa de idosos, alcançando 20% da população (OMS, 2015). Um novo paradigma das práticas de saúde, tendo como foco o cuidado humanizado, com ampliação do olhar para além do modelo centrado na doença (HOFFMANN, 2014). Este estudo objetivou identificar as ações humanizadas do enfermeiro na assistência ao idoso. Trata-se de um estudo de revisão integrativa de caráter teórico, descritivo e analítico, utilizando as bases MEDLINE, LILACS, SCIELO. Após a leitura aplicando os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados nove artigos publicados entre 2019 a 2022. Constatou-se que a enfermagem pode prestar a assistência humanizada ao idoso em diversos campos de atuação seja na Estratégia da Saúde da Família, na área hospitalar, e Institucionalizados, através do acolhimento, escuta ativa, oficinas terapêuticas, aplicação do processo de enfermagem. Conclui-se que a enfermagem tem um papel relevante na assistência ao idoso, os cuidados prestados devem ser humanizados através do atendimento com qualidade, aplicação de métodos que considere tal público na sua maneira holística, respeitando suas subjetividades, buscando a atenção integral e longitudinal à saúde do idoso.