Engenharia de Produção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Gestão da qualidade: métodos de controle de qualidade na indústria como foco na satisfação do consumidor
    (2022) Silveira Filho, Evandro
    Este artigo buscou avaliar a importância do controle de qualidade e seus métodos na produção industrial. Propondo verificar quais ferramentas de controle e gestão de qualidade são utilizadas na produção industrial, avaliar como é realizada a escolha da matéria prima, identificar as necessidades de terceirizar processos e registrar o quanto a qualidade dos produtos interfere na satisfação e decisão de compra dos consumidores. Consiste em uma pesquisa cuja abordagem é exploratória e bibliográfica, que se classifica com relação ao enfoque em uma abordagem qualitativa. Com relação aos procedimentos, consiste em um estudo de caso, feito através de pesquisa com objetivo de analisar a importância da gestão da qualidade no desenvolvimento de novos produtos. Portanto conclui-se que aplicar qualidade através de suas ferramentas e melhoria continua é compensatório, pois existe um mercado de consumidores dispostos a pagar por tal produto de maior qualidade.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    GESTÃO DA MANUTENÇÃO: Como otimizar os processos de estimativa de demanda por itens de manutenção em uma instituição de ensino pública.
    (2022-04-14) Vieira, Jardel Alzemiro
    Os processos de manutenção que durante muito tempo foram ignorados por muitas instituições públicas e privadas, passaram a ter principalmente após a 2ª guerra mundial, com a implementação da padronização dos processos produtivos, que otimizaram a intercambialidade de peças e dispositivos, um papel fundamental na redução dos custos, na oferta do serviço, nos ganhos de produtividade, na melhoria do clima organizacional, enfim, houve a agregação de valor em todos os setores produtivos da sociedade. O estudo de caso analisado visa, através da aplicação das ferramentas de gestão da manutenção, como os indicadores de desempenho MTBF, MTTR, CONFIABILIDADE e o FMEA, possibilitar identificar os componentes do subsistema analisado com a maior criticidade operacional, e desta forma obter maior eficiência nas estimativas de demanda para as futuras compras. Baseando-se em critérios de confiabilidade resultante de estudos de indicadores de desempenho, será possível direcionar os investimentos com maior precisão e assertividade e com o consequente uso racional dos recursos públicos. Através do estudo de caso desenvolvido em uma instituição pública de Florianópolis, utilizando-se da análise dos indicadores de desempenho de um sistema de refrigeração, subdividido em três câmaras frigoríficas operando com temperaturas distintas, constatou-se após os cálculos e análise gráfica, que a câmara de congelados opera com melhor desempenho e confiabilidade. Informações que subsidiarão os planejamentos das manutenções preventivas e os processos de estimativa de compras para os itens necessários à manutenção dos ativos e à infraestrutura da instituição.