Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17367
Título: A educação de jovens e adultos à luz da concepção Freiriana: Uma análise histórica
Autor(es): Santos, Daiane
Sant'Ana, Magna
Orientador: Correia, Patrícia
Tipo de material: Artigo Científico
Data: 12-Jul-2021
Palavras-chave: Educação
Jovens e Adultos
Prática Pedagógica
Percurso histórico
Modalidade de acesso: Acesso fechado
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo discutir as mudanças ocorridas na educação de jovens e adultos ao longo da história. Para isso, analisamos as metodologias utilizadas nesse viés temporal, através de pesquisa bibliográfica, pautada, principalmente, no aporte teórico do educador Paulo Freire que deixou um legado histórico para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Dessa forma, esse estudo evidencia algumas medidas que se tornaram necessárias para amenizar os impactos do analfabetismo tardio presente na sociedade, dentre elas, os incentivos políticos, econômicos e sociais. Considerando essas perspectivas, ressaltamos a importância de uma educação conscientizadora para todos. Essa, surge por meio da construção dialógica, que visa a busca do saber e da constituição do pensamento crítico evidenciado. Assim, através dos estudos concluímos que a educação depende de práticas pedagógicas emancipadoras, para que o conhecimento possa proporcionar a liberdade que é inerente deste processo.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Abençoado-pdf.pdf
  Until 9999-08-11
198.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
CamScanner 08-09-2021 20.16.pdf
  Until 9999-01-01
97.48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons