Psicologia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Psicologia por Autor "Amaral, Jaqueline Patrícia do"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Artigo Científico Acesso embargado Sentidos atribuídos por professoras do ensino fundamental I às questões de gênero e sexualidade em suas práticas pedagógicas(2017) Amaral, Jaqueline Patrícia doEsta pesquisa teve como objetivo conhecer os sentidos atribuídos por professoras do ensino fundamental I (Anos Iniciais) sobre as questões de gênero e sexualidade em suas práticas pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com quatro professoras que lecionavam para turmas do primeiro ao quarto ano em uma escola pública do município de Palhoça (SC). A partir dos relatos das professoras, problematizaram-se algumas concepções gerais sobre gênero e sexualidade e como esses temas aparecem no cotidiano escolar e nas práticas pedagógicas. Percebeu-se que as questões de gênero e sexualidade continuam invisibilizadas no Projeto Político Pedagógico da escola e que, apesar de compreenderem a importância de realizar tais discussões já no ensino fundamental I, as professoras se sentem desamparadas tanto pelas Políticas Públicas como pela escola. Observou-se também a insuficiência de ferramentas teórico-metodológicas para fundamentar e implementar projetos pedagógicos consistentes e estruturados capazes de promover discussões sobre gênero e sexualidade na escola.