Fisioterapia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Fisioterapia por Autor "Bolina Faria, Ingrid"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Artigo Científico Acesso aberto Eficácia de um programa educativo com exercícios preventivos para dor lombar recorrente: uma Revisão Integrativa da Literatura(2022) DOMINGUES, MILLYA dor lombar é uma condição comum e a principal causa de incapacidade global, de acordo com estudos da Global Burden of Disease. A maioria das pessoas com um episódio de lombalgia melhora rapidamente; contudo, as recorrências dentro de um ano são comuns, dependendo da definição usada. Dito isso, o objetivo desse estudo foi identificar a eficácia de um programa educativo com exercícios preventivos para dor lombar inespecífica recorrente. Para tanto o procedimento adotado foi realizar uma revisão integrativa da literatura, por meio das bases de dados SciELO, PEDro e PubMed, tendo como critérios textos - em língua inglesa - de ensaio clínico, ensaio clínico controlado, teste controlado e leatório e artigos originais publicados entre os anos de 2017 e 2022. Excluíram-se artigos de revisão da literatura e que abordassem a dor lombar específica. No banco de dados PEDro, empregado o descritor low backpain, encontrou-se 95 artigos; no banco de dados SciELO utilizou-se três descritores low back pain, exercise encontrando 22 artigos; 18 artigos com o low back pain, education e o low back pain, recurrence filtrando 4 artigos. Na base de dados PuMed ao cruzar low back pain recurrence and exercise encontrou se 5 artigos. A partir dos artigos encontrados nas bases de dados, obteve-se como resultado a seleção de 4 artigos para a análise, os quais apresentaram estudos que se coadunaram com o objetivo deste estudo. Enfim, com base nos artigos pesquisados concluiu-se que exercícios e a adoção de um programa educativo não impediram a recorrência de um novo episódio de dor lombar. Ademais, na busca e análise dos artigos para realizar esta revisão integrativa da literatura constatou-se que não há tantos estudos relacionados com a temática, portanto fazendo-se mister empreender novos estudos.