Engenharia Mecânica
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Engenharia Mecânica por Autor "Cardoso, Vitor Antonio Dias de Aguiar"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Monografia Acesso aberto Manutenção aeronáutica na prevenção de falhas e acidentes – análise de relatórios e estatísticas(2022-12-19) Cardoso, Vitor Antonio Dias de AguiarEm um cenário com tantos receios, é importante validar a segurança no que diz respeito a aviação, afinal, os diversos acidentes ocorridos ao longo das últimas décadas, acabaram deixando um ponto de interrogação quanto a suas causas. Com isso, o presente trabalho busca esclarecer as principais causas destes acidentes aéreos, para entender os pontos críticos, levando em consideração seus aspectos históricos, conceitos mecânicos e dados atuais. Portanto, estatísticas foram consultadas, oriundas de órgãos fiscalizadores, para identificar suas origens, modelos de aeronaves envolvidas, regiões nacionais afetadas, e algumas particularidades envolvendo suas causas. Além disso, relatórios práticos de acidentes foram usados como objeto de estudo, divulgados pelo CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), para observar melhor a influência de aspectos como a manutenção, em relação a distribuição de ocorrências ao longo dos últimos anos. Cada análise busca relacionar a causa com o efeito, servindo como objeto de mitigação de eventos futuros, utilizando ferramentas de detecção de falhas, como o diagrama de espinha de peixe e o failure mode and effect analysis (FMEA), para buscar os pontos críticos e estipular ações e melhorias no sistema atual. A metodologia constatou uma predominância de 46,05% de acidentes na aviação particular, e logo na sequência, a aviação agrícola surge com 20,39%, além disso, a manutenção teve impacto em 170 acidentes ao longo dos últimos 10 anos, ocasionando 121 fatalidades. Ao término deste estudo, a fiscalização prévia e a revisão periódica destas aeronaves, surgem como fatores a serem melhorados, verificados através dos métodos citados, onde os fatores humanos possuem impacto direto nas ocorrências observadas, necessitando de ações específicas, visando uma maior segurança no setor aéreo, onde diversos acidentes poderiam ser evitados, principalmente em setores rurais, onde as práticas padrões não são efetuadas.