TCC de Graduação e Especialização
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Navegando TCC de Graduação e Especialização por Autor "Abreu, Fernando"
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Artigo Científico Acesso aberto Os Exergames como ferramenta para o desenvolvimento motor de crianças e adolescentes: uma atividade possível?(2023-06-29) Abreu, Fernando; Santos, Katiane; Vieira, Henrique; Santos, Tomas; Neves, Felipe; Passo, Bruno; Tertuliano, IvanIntrodução: O Desenvolvimento Motor é a mudança contínua do comportamento motor ao longo da vida, definido em especial pela capacidade funcional, cujas mudanças são observáveis com o passar do tempo. Os Jogos eletrônicos podem auxiliar no desenvolvimento motor, em especial os exergames, que utilizam a tecnologia de captação e virtualização dos movimentos reais do jogador. Assumindo que estamos em constante evolução tecnológica, é relevante investigar a relação dos exergames com o desenvolvimento motor, para que possamos compreender o desenvolvimento humano a partir dessas mudanças sociais. Objetivo: Organizar textos que investigaram a influência dos jogos eletrônicos (exergames) no desenvolvimento motor de crianças e adolescentes entre seis e vinte anos. Materiais e métodos: Para isso foi realizada uma revisão de literatura, através de uma busca de artigos científicos, publicados entre 2012 e 2023, no idioma nativo (português), utilizando as bases de dados: Scielo; Google Acadêmico; Pubmed. Como descritores, utilizou-se: exergames, desenvolvimento motor, terceira infância, crianças, adolescência, adolescentes, jogos eletrônicos e suas combinações. Foram considerados relevantes para o estudo 5 artigos, pois atendiam ao objetivo do estudo. Resultados e Discussão: Os estudos apresentados nesta revisão sugerem o uso dos exergames como uma possibilidade para o desenvolvimento motor. Os resultados dos estudos citados nesta revisão apresentaram melhorias significativas nas habilidades motoras dos participantes que fizeram o uso dos exergames. Diante disso, os artigos citaram que o uso do exergames contribuiu positivamente para melhora do desenvolvimento motor de crianças e adolescentes em complemento às atividades motoras tradicionais realizadas no cotidiano, em especial no ambiente escolar, promovendo não apenas o desenvolvimento motor, como o desenvolvimento de habilidades sociais, além de auxiliar crianças com risco de desenvolvimento e dificuldades acentuadas de movimento. Os estudos revisados trouxeram, também, dados referentes a ocorrência do uso de jogos eletrônicos no cotidiano de participantes, além de apresentarem aceitação, por parte de alunos e professores, dos exergames como conteúdo pedagógico. Os resultados também apontaram que a maioria dos participantes utilizava videogames diariamente e que os professores e alunos aceitariam ter os jogos eletrônicos como recurso didático da Educação Física. Considerações Finais: pode-se considerar que o uso dos exergames contribui para a melhoria do desenvolvimento motor de crianças e adolescentes, tanto no que tange à melhoria no desempenho de tarefas e atividades físicas, como nos casos de dificuldades ou risco de desenvolvimento. Além disso, os exergames podem integrar-se às atividades propostas em aulas de Educação Física, sendo utilizados como ferramenta de ensino motor, complementando as atividades tradicionais e promovendo as melhorias no desenvolvimento motor, tanto na esfera escolar, como também na esfera não escolar, como nos clubes.