Design de Moda
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Navegando Design de Moda por Autor "PERINI, Anerose"
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Monografia Acesso aberto A mão de obra na moda: coleção conceitual sobre a exploração contemporânea na indústria(2024-07) NOAL, Luiza Barth KlingenbergO presente projeto objetiva o desenvolvimento de uma coleção de moda conceitual voltada para a representação dos profissionais por trás da Indústria da Moda. Evidenciando a exploração trabalhista, o trabalho consiste na confecção de peças conceituais utilizando a roupa como ferramenta de contestação social. Para o desenvolvimento da coleção de moda foi construída uma metodologia híbrida composta pelos autores: Bonsiepe (1984), Treptow (2013), Lobach (2001), Jones (2005), Stickdorn e Schneider (2014). Como resultado do projeto foi desenvolvida uma coleção de 15 looks, dos quais três foram confeccionados.Monografia Acesso fechado Coleção cápsula casual com peças versáteis para jovens mulheres empreendedoras(2022-06-20) TEDY, Marcele SabinoEste projeto apresenta o desenvolvimento de uma coleção casual versátil para mulheres empreendedoras visando atender as possibilidades de combinação entre peças de um armário cápsula, através da utilização de técnicas de bordado em linha. A proposta da coleção é compor a ideia de armário cápsula versátil fornecendo assim o equilíbrio entre peças para o ambiente corporativo visando a sustentabilidade financeira e ecológica, na aquisição de produtos de moda que compõe o cotidiano do público-alvo. O projeto tem como inspiração predominante a música Unstoppable da cantora SIA, podemos identificar em sua tradução a força e superação feminina diante de uma dor interna na qual a protagonista não quer expressar externamente, com palavras de afirmação fortalece sua autoconfiança e potencial. Na fase de realização do projeto, foi desenvolvido uma metodologia híbrida baseada nos autores Bonsiepe (1983), Munari (2002) e Treptow (2005), colocando em prática suas etapas projetuais e moldando a melhor forma para que houvesse coerência com o desenvolvimento do projeto de coleção de moda composto por etapas de pesquisa e confecção de 2 looks para realização de um editorial como etapa final de lançamento.Monografia Acesso aberto Coleção de alfaiataria masculina: ressignificando os padrões tradicionais(2024-06) SARAIVA, Rafael HalfenEste projeto aborda a criação de uma coleção contemporânea de alfaiataria masculina. A ideia principal é conceber peças que atendam às exigências do homem moderno, incorporando as tendências e inovações que definem a moda masculina atual. Isso inclui a utilização de materiais e técnicas que visam a modernização do produto de moda. O objetivo é satisfazer a demanda por peças de alfaiataria que fogem do convencional, mas ao mesmo tempo preservam a essência atemporal e clássica que a alfaiataria representa. Para alcançar o objetivo, o projeto utiliza uma metodologia híbrida que incorpora os autores Bonsiepe (1984) e Treptow (2007), com o propósito de criar uma coleção composta por 15 looks finais, dos quais um foi confeccionado e apresentado por meio de um editorial de moda.Monografia Acesso aberto Hora de dormir: coleção lúdica de pijamas infantis com estampas inspiradas em religiões(2023-12) BITTENCOURT, Bruna PedrosoA fé pode nos proporcionar muitos sentimentos e importâncias em nossas vidas, como esperança para dias e momentos melhores, crença de que sempre terá alguém em algum lugar torcendo e ajudando você. Muitas vezes, a hora de dormir pode ser o momento mais difícil para uma criança, por ter medo de ficar sozinha e no escuro, o conto de histórias pode tranquilizá-las, a importância dessa coleção é referente a esse momento, para que se sintam protegidos de uma forma tranquila e divertida. Utilizando metodologia híbrida com etapas de alguns autores: Gui Bonsiepe (1983) e Doris Treptow (2005), o objetivo da pesquisa é demonstrar a importância de ensinar e incentivar as crianças a terem fé, ensinar sobre a tolerância religiosa, a partir de estampas lúdicas que contam história na coleção de pijamas.Monografia Acesso aberto Moda, arte e luxo: coleção de moda atemporal com a cocriação de artistas na valorização do trabalho artesanal(2024-07) PAULA, Vitória Castro deA arte, o luxo e a moda, três áreas distintas, mas com pontos de intersecção que se manifestam ao longo da história. Este trabalho busca explorar essa interconexão, investigando os conceitos de luxo e arte e seu papel na moda, com o objetivo de criar uma coleção de moda sustentável através da cocriação com artistas e artesãos. A indústria da moda enfrenta diversos desafios relacionados à sustentabilidade, desde o uso excessivo de recursos naturais até o descarte inadequado de resíduos. A crescente demanda por moda sustentável exige a busca por alternativas criativas e inovadoras. A pesquisa espera contribuir para a criação de uma moda mais sustentável e consciente, valorizando a cultura local e o trabalho manual. Para isso os autores da metodologia são Munari (2019), Treptow (2013), Choklat (2012), Jones (2011), Gwilt (2014) e Design Thinking (AMBROSE e HARRIS, 2010).Monografia Acesso fechado O mundo corporativo: Uma coleção de moda para um novo perfil de empreendedoras(2024-06) COSTA, Larissa KaeferO projeto de conclusão de curso visa criar uma coleção de moda de alfaiataria atualizada para mulheres, centrada na percepção de empoderamento feminino. Para tal, foi necessário entender o conceito de empoderamento, investigando o contexto sociocultural da moda atual e analisar a história da alfaiataria masculina e feminina. O estudo também inclui modelagem e materiais adequados para a criação da coleção. Utilizando uma metodologia híbrida entre Bonsiepe (1894), Treptow (2013) e Choklat (2012), foi possível criar uma coleção que atenda ao público-alvo, resultando em uma coleção de moda corporativa feminina de alfaiataria, uma coleção de moda para um novo perfil de empreendedoras.Monografia Acesso fechado O mundo de Morfeu: Desenvolvimento de uma coleção de moda unissex utilizando cinetismo através da estamparia digital(2024-07) OLIVEIRA, Anne Eduarda Fraga deO presente trabalho tem como objetivo criar uma coleção de estampas utilizando ilusão de ótica e aplicando-as em peças já existentes, com a inspiração no semi-deus Morfeu. Com a proposta de atingir um público unissex, valorizando a divercidade de gênero.Para a construção deste projeto foi de extrema importância criar uma metodologia híbrida, direcionando a coleção. A metodologia utiliza Aki Choklat (2012), Bruno Munari (2015), Doris Treptow (2007) e Gui Bonsiepe (1984).