TCC de Graduação e Especialização
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando TCC de Graduação e Especialização por Autor "Brandão, Igor Macedo"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Monografia Acesso aberto Contribuições da educação ambiental para conservação da caatinga(2021-12-15) Pereira, Valdirene MirandaA Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro com vasta biodiversidade. O bioma passa por um contínuo e sistemático processo de degradação ambiental, desde o seu processo de ocupação, e merece alerta sobre seu atual estado de conservação e a urgência de ações sistemáticas para preservar o bioma. A conservação do meio ambiente depende diretamente da conscientização e da mudança de hábitos das pessoas. A Educação Ambiental promove uma conscientização do que realmente pode-se entender sobre o que é sustentabilidade, e a partir daí formar cidadãos críticos e conscientes de seus deveres para a manutenção do bioma em que está inserido (nível regional) e partir para nível planetário. E por isso é importante que a mesma faça parte do currículo escolar, integrar programas de educação ambiental nas escolas proporciona a aproximação do estudante com a natureza, fazendo com que este perceba que também faz parte do meio ambiente e que, cabe a ele, protegê-lo. O objetivo desta pesquisa foi realizar uma revisão integrativa em plataformas bibliográficas para verificar a importância do ensino de Educação Ambiental visando a formação de alunos comprometidos com o processo de conservação do bioma Caatinga. Em resultados da revisão foram encontradas 18 publicações no período de 18 anos nos anos de 2022 a 2020. As publicações abordam como a educação ambiental é essencial no âmbito escolar visando à formação de cidadãos críticos e conscientes quanto ao uso sustentável dos recursos do seu bioma e, além disso, de como a caatinga necessita de atenção governamental para ampliar e disseminar os conhecimentos sobre a mesma. E assim, por meios de políticas públicas desenvolverem planejamentos/estratégias de conservação eficazes e duradouros.Monografia Acesso fechado A DINÂMICA DO CURRÍCULO ESCOLAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM TUCANO-BA: revisão integrativa(2021-12-16) Santana, Eugênio JesusA pesquisa configurada nesta monografia procurou analisar a dinâmica do currículo escolar no ensino de Ciências na cidade de Tucano-BA e relacionar teoria e prática para a construção curricular de Ciências. Nessa perspectiva, a questão-problema que serve como fio condutor para a pesquisa aqui pretendida envolve “Como relacionar teoria e prática durante as aulas de ciências visando o desenvolvimento da proposta curricular para a construção do conhecimento e da aprendizagem do estudante”?. A pesquisa ora realizada tem cunho qualitativo e de orientação bibliográfica, visto que descreve de forma refinada os aspectos relevantes sobre o contéudo em estudo. As compreensões que emergem nota-se a preocupção em evidenciar os entrelaçamentos entre currículo e teoria-prática nos princípios educativos das aulas de ciências, tendo em vista compreensões de que ambas apresentam especificidades e podem inferir na formação crítica do sujeito. No entanto, entende-se que relacionar currículo e teoria-prática ainda é um desafio, e vai exigir um espaço/tempo para poder dialogar sobre práticas, concepções, certezas e incertezas para atingir tal relação.Monografia Acesso fechado Educação Ambiental: práticas sustentáveis no contexto escolar(2021-12-13) Santos, Kaiala Maximiano dosA sociedade contemporânea enfrenta problemas ambientais que prejudica todo o Planeta e por isso precisamos pensar na resolução desses problemas, problematizando a relação do ser humano com a natureza. A educação tem um papel social importante na formação da cidadania e pode contribuir para a conscientização do aluno sobre essas questões ambientais. Dessa forma, essa pesquisa discute sobre a educação ambiental e investiga como as práticas pedagógicas sustentáveis na escola podem contribuir para a conscientização dos alunos do ensino fundamental dos anos iniciais. Para esse alcance, a pesquisa está estruturada em conhecer a história da educação ambiental no Brasil e seus avanços em termos legais com ênfase para o ensino formal, para isso utiliza a revisão integrativa como metodologia e a partir elucidar com a pesquisa que a educação ambiental nas escolas pode contribuir para o despertar sobre as questões ambientais nos alunos, por meio da vivência das práticas pedagógicas pensadas na construção de uma sociedade sustentável.Monografia Acesso aberto Horta escolar e agricultura familiar: revisão integrativa(2021-12-16) Santos, Joselice jesus dosA horta escolar contribui para com inúmeras finalidades dentro do ambiente escolar, possuindo metodologias que podem ser aplicadas em todas as escolas, servindo também de campo para as aulas práticas em todas as disciplinas, além de produzir alimentos naturais para a merenda escola, contribuindo para o fortalecimento da cultura do agricultor familiar. Alimentação saudável, educação ambiental e sustentabilidade são os princípios que devem ser trabalhados dentro da horta escolar, mostrando a importância da agricultura familiar, como também a importância em manter a natureza em equilíbrio com o ser humano. A pesquisa foi realizada através de uma revisão integrativa com pesquisas em plataformas que apresentassem temáticas que abordassem a horta escolar e suas contribuições para a formação de cidadãos conscientes, como também a sua importância para agricultura familiar, resgatando, assim, os meios culturais do agricultor familiar. Nessa pesquisa foram selecionados 10 artigos no período de 13 anos (2008 a 2021). Os artigos selecionados abordam a importância da hortar escolar para a educação ambiental, suas contribuições na cultura do agricultor familiar e na sustentabilidade, sendo uma ótima ferramenta pedagógica para se trabalhar em todas as disciplinas.