Ciência da Computação
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Navegando Ciência da Computação por Autor "Andrade, Igor Fujikawa"
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Artigo Científico Acesso aberto Proposta de oficina de ensino utilizando a ferramenta scratch(2023-06-16) Andrade, Igor Fujikawa; Andrade, Halison VieiraEste artigo apresenta um estudo sobre o ensino de programação nas escolas com o objetivo de tornar o processo mais acessível e compreensível para as crianças. Muitas vezes a programação é percebida como algo complexo e difícil de ensinar, mas ao analisar as experiências de quem ensinou programação, incluindo suas metodologias, ferramentas e resultados, foi possível identificar práticas pedagógicas eficazes. Como forma de identificar as experiências vividas nos artigos analisados, foram observados os relatos dos educadores, tabelas e gráficos que apontavam para os dados que foram gerados conforme a implementação de suas metodologias. A pesquisa revelou que a linguagem de programação Scratch foi a ferramenta mais utilizada para o ensino de lógica de programação. O Scratch é uma linguagem visual e interativa que permite que as crianças criem projetos e jogos de forma intuitiva e divertida. A partir dessa constatação, foram desenvolvidas atividades específicas para alunos de 7 a 14 anos que incluem o uso do Scratch como ambiente de programação. Essas atividades são projetadas para envolver os alunos na exploração da lógica de programação, estimular sua criatividade e tornar o processo de aprendizado mais divertido. Eles podem ser aplicados tanto em um ambiente escolar formal quanto em um ambiente de aprendizagem informal, como clubes de codificação ou atividades extracurriculares. O objetivo final deste trabalho é contribuir para a difusão do ensino de programação para crianças e inspirar educadores e instituições de ensino a explorar esta área, que já tem se mostrado muito promissora.