Formação Pedagógica para Formadores da Educação Profissional
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Navegando Formação Pedagógica para Formadores da Educação Profissional por Autor "Beche, Rose Clér Estivalete"
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Monografia Acesso aberto Análise dos leiautes dos laboratórios de informática da Faculdade Rogacionista(2005) Rech, PauloO presente trabalho de conclusão de curso destina-se apresentar a analise realizada na Faculdade Rogacionista especificamente nos leiautes dos laboratórios escolares utilizados para o desenvolvimento das aulas práticas dos cursos superiores de Desenvolvimento de Sistemas, Segurança da Informação e Redes de Computadores. A proposta é decorrente das observações ocorridas quando da visita realizada na Faculdade Rogacionista para atender as aulas práticas do curso de Graduação Programa Especial de Formação Pedagógica para Formadores da Educação Profissional. Verificou-se que para um bom atendimento das prerrogativas de um laboratório adequado e em condições de oferecer melhor infra-estrutura para as ações educacionais decorrentes dos desenhos curriculares dos cursos superiores de tecnologia tem algumas melhorias que podem ser propostas, tornando-se o objeto do projeto de intervenção. Adotou-se o método qualitativo, justificando-se a escolha por ser uma forma adequada para atender a natureza do problema, ou seja, a pesquisa dos leiautes atuais dos laboratórios dos cursos superiores de tecnologia da Faculdade Rogacionista. Participaram ativamente do processo de discussão e elaboração dos leiautes atuais dos propostos, alguns professores e alunos da Faculdade Rogacionista. Nesse documento, no capitulo I, apresentamos os desenhos dos laboratórios atuais, fotografias e a descrição de como se encontram. No capitulo II os leiautes com as alterações e com as sugestões de melhorias além de toda a trajetória percorrida para a consecução dos objetivos propostos para a prática e ensino do curso Programa Especial de Formação Pedagógica para Formação de Formadores da Educação Profissional. Deste trabalho resultaram os desenhos dos leiautes dos laboratórios utilizados para os cursos superiores de tecnologia e as sugestões de melhorias que poderão ser adotadas pela direção da Faculdade Rogacionista. No capítulo III apresentamos uma descrição narrando o processo ocorrido durante a realização do curso com o título de Educação Corporativa e a Distância.Monografia Acesso aberto A pré-incubadora como alternativa para o desenvolvimento de competências empreendedoras(2005) Penna, Carlos Cipriano Curvo Alvim; Montezuma, Heloisa Domingues; Góes, Iara Fontes de; Azevedo, Maria Eliane Franco MonteiroO presente trabalho é resultado de toda a trajetória realizada ao longo do Programa Especial de Formação Pedagógica para Formadores da Educação Profissional. A atuação do grupo pretendeu identificar práticas pedagógicas que pudessem contribuir efetivamente com o desenvolvimento de competências empreendedoras nos alunos da educação profissional do SENAI, elegendo a implantação de pré-incubadoras como uma estratégia eficiente para a formação de alunos empreendedores, com melhores condições de inserção no mercado de trabalho.Monografia Acesso aberto Trabalho de conclusão de prática II: o desenvolvimento das atitudes no modelo de ensino por competência: na turma do Curso Técnico em Automobilística(2005) Campos, Eliane Lopes Noronha; Vieira, Margarida Meyre LinsO presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo, sistematizar as ações realizadas ao longo do percurso do curso de Formação Pedagógica para Formadores de Educação Profissional, numa abordagem interdisciplinar. Este trajeto se fez através da leitura dos módulos que compõem o curso e das atividades propostas nos Manuais de Prática do Ensino I e II, aqui apresentadas. Para o seu desenvolvimento, optou-se pela parceria em dupla, uma vez que esta estratégia permite interagir in loco, minimizando a lacuna da ausência física do orientador de aprendizagem. O material produzido enfoca a questão das competências necessárias ao mundo do trabalho, assim como as dificuldades quanto à percepção e práticas do "elemento atitudinal". Evidenciou-se que apesar dos princípios e da concepção metodológica, norteadoras da prática, a ação pedagógica privilegia os conhecimentos técnicos, em detrimento dos atitudinais. Esta etapa possibilitou visualizar a jornada que ora se conclui e assim, dimensionar as conquistas traduzidas em novos conhecimentos essenciais ao Formador em Educação Profissional.