Formação Pedagógica para Formadores da Educação Profissional
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Formação Pedagógica para Formadores da Educação Profissional por Autor "Krusser, Renata"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Monografia Acesso aberto Adequação dos recursos e materiais didáticos utilizados no conteúdo de pneumática nos cursos da EEP Senai Nilo Peçanha para a metodologia didática de competências(2008) Silva, Gustavo Rodrigues daA necessidade de analisar os novos recursos didáticos, cada vez mais presentes no ensino e aprendizagem, associada aos desafios de uma educação por competência motivou o desenvolvimento deste trabalho. A pesquisa envolve estudo de meios didático, a socialização da pesquisa com professores, a aplicação de alguns meios com um grupo de alunos e apresentam conclusões que demonstram quais meios didáticos favorecem a aprendizagem e uma maior autonomia dos alunos, o que é importante e sempre desejável em um grupo de estudantes, devido às mudanças da educação por competência. A experiência vivida principalmente nas aulas permitiu observar a motivação dos educandos na utilização dos meios didáticos, principalmente os que envolvem computadores. O computador tem papel importante na modificação da atitude dos professores, que na educação por competência não deve estar centrado no professor mais sim cada vez mais centrado no aluno, a Internet e o software de simulação de eletropneumática são os focos deste trabalho. As informações contidas neste trabalho poderão servir como base nas práticas pedagógicas. Cabe ressaltar a importância do professor na escolha do meio pedagógico para o ensino e aprendizagem.Monografia Acesso aberto A tecnologia como recurso didático no desenvolvimento das competências-TCPII(2008) Souza, Anderson AzeredoAssim como a tecnologia, a educação tem passado por mudanças consideráveis na busca de uma melhor metodologia. Do ensino à aprendizagem, o que antes era um monólogo do educador hoje tem como proposta uma sala de aula caracterizada por uma dinâmica interação entre alunos onde o educador é o mediador do conhecimento. Com essa nova metodologia surge um público mais exigente e com ele novos desafios. Sabe-se que um dos grandes desafios dentro da sala de aula é o despertar e a manutenção do interesse dos alunos no assunto em pauta. A problemática que norteou a presente pesquisa esteve baseada na elaboração de material didático utilizando tecnologias diferenciadas para o conteúdo "Processoi de moldagem e vulcanização de borracha" ministrado em cursos de tecnologia da borracha e na verificação da eficácia deste na motivação e interesse dos alunos para o desenvolvimento das competências. A pesquisa foi conduzida através do levantamento de informações teóricas; de coleta de dados por observação (pesquisa qualitativa) durante as aulas ministradas e por pesquisa quantitativa. O uso desta tecnologia contribuiu para os resultados positivos rumo ao alcance das competências propostas, onde, a partir das constatações, foi realizado um projeto de trabalho que teve como objetivo a elaboração, junto aos instrutores da instituição, de materiais didáticos e planos de aulas que foram utilizados nos cursos de fundamentos de operação de cilindros; fundamentos de operação de prensas e analista de processos da indústria da borracha. Os resultados foram muito positivos, uma vez que foi observada a adequação dos materiais elaborados para o desenvolvimento das aulas.