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Navegando Administração por Autor "Figueiredo, Mauro Lopes"
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Artigo Científico Acesso aberto Empreendedorismo em meio à crise: estratégias empresariais no segmento de vestuário feminino fitness durante a pandemia da Covid19 no município de Caetité – Bahia(2021-12-06) Gerino, Geisa Dias; Silva, Zanete Brito daEm meio à crise financeira gerada pela pandemia de Covid 19, o aumento da taxa de desemprego subiu excessivamente. Diante desse contexto, algumas pessoas optaram por subsidiar sua renda através do empreendedorismo. Entretanto, algumas estratégias para permanência no mercado foram necessárias de serem utilizadas. O presente artigo procura identificar quais foram as iniciativas tomadas pelos empreendedores dos segmentos de vestuário fitness do município de Caetité – Bahia para sobreviverem durante o cenário de crise econômica causa pela pandemia da Covid 19, descrevendo como essas estratégias contribuíram para a sobrevivência financeira durante a pandemia da Covid 19 e quais adaptações de gestão foram implementadas pelas empresas pesquisadas diante das medidas restritivas decretadas pelos órgãos governamentais. Diante dessas indagações, foi direcionado um questionário contendo nove perguntas aplicado em seis lojas. Os resultados demonstraram que houve persistência dos estabelecimentos onde foram aplicados o questionário em permanecer o funcionamento mesmo em modo reduzido de suas atividades. Dentro desse contexto nota-se a utilização de estratégias na conjuntura pandêmica, o que corresponde ao resultado do questionamento levantado na pesquisa.Artigo Científico Acesso aberto Fidelização de clientes de clínicas odontológicas em Palmas de Monte Alto – BA: o uso do marketing de serviços para conquistar clientes(2021-06-17) Santos, Tayguara do Nascimento VieiraO ramo dos serviços é um dos mais importantes para a economia do país e saber utilizar o marketing é essencial para uma empresa deste setor se sobressair no acirrado mercado que disputa cliente a cliente sua sobrevivência, num universo onde 62,5% da população que não visita um consultório odontológico durante um ano e esta pesquisa de natureza aplicada com objetivo descritiva e com procedimento de pesquisa de campo teve a finalidade de identificar se as clínicas Odontológicas de Palmas de Monte Alto-BA conhecem e utilizam estratégias de marketing em seus serviços para fidelizar seus clientes, checando se conhecem e aplicam estratégias de marketing para sobreviver no mercado.Artigo Científico Acesso aberto Gestão mercadológica: pesquisa de marketing sobre hamburguerias artesanais em Brumado-BA(2021-06-17) Reis, Sérgio HenriquePesquisa de marketing feito em hamburguerias artesanais na cidade de Brumado-BA, com a finalidade de se obter informações do que foi feito/utilizado para tal ramo alimentício se manter em meio a uma pandemia mundial. Num momento em que o mundo vive algo nunca visto, comércios e empresários de todos os ramos precisaram adotar novos hábitos, estratégias e novas maneiras de se ter atração dos clientes mas sem perder seus colaboradores, algo bem desafiador, nos dias atuais tudo esta voltando ao ‘’normal’’ na medida do possível, ainda que não se pode criar aglomerações, se manter em certo distanciamento e indispensável o uso de mascaras nos estabelecimentos ate mesmo na rua. Observa-se que algumas hamburguerias conseguiram se manter criando novos métodos e se adaptando as restrições, mas outras não se manteram e tiveram de fechar as portas por conta do alto valor se dividas, mao de obra e baixo lucroArtigo Científico Acesso fechado O marketing social e sua importância para as organizações do terceiro setor: O caso do Rotary Club Distrito 4391(2021-12-06) Monteiro, Josimara Gonçalves; Medeiros, Luanna MeiraO marketing social é um recurso imprescindível para as organizações do terceiro setor, que através de suas técnicas, influenciam e provocam mudanças no comportamento do público alvo. Reconhecendo a importância das instituições do Terceiro Setor e as transformações positivas que exercem na sociedade, o presente artigo pretende analisar a aplicação do marketing social no terceiro setor e o seu impacto no alcance da missão do Rotary Regional Distrito 4391. O âmago dessa pesquisa é discutir a amplitude do marketing social, ou como ele impacta na captação de recursos e provocação de mudanças no comportamento social provenientes do seu uso para a divulgação do trabalho das instituições sem fins lucrativos com ênfase no Rotary. Para isso, a pesquisa exploratória descritiva, de abordagem quantitativa e qualitativa e natureza aplicada desenvolveu-se mediante conceitos teóricos e na aplicação de questionário a membros responsáveis desta associação. Por meio de estudo interpretativo, os resultados analisados e discutidos revelaram que a maioria dos clubes mesmo ciente de sua importância, não fazem uso de um plano de marketing para divulgação de suas ações e na busca por parcerias e voluntariado, bem como, a falta de um profissional dedicado estritamente para o marketing. Também verificou-se a limitação e indisponibilidade dos membros responsáveis para dedicação a organização em consequência da falta de tempo. Em contra partida, observou-se que muitos clubes rotarianos fazem uso de ferramentas adjuntas ao marketing social. Diante disso, possibilitou-se interpretar as perspectivas de cada indivíduo dentro de sua função e a contribuição que cada club traz para os demais presentes no distrito.Estudo de Caso Acesso aberto Satisfação de clientes: estudo de caso sobre uma empresa de distribuição de materiais de construção(2021-06-10) Santos, Jonadabe TeixeiraO presente artigo aborda o nível de satisfação dos clientes de uma empresa do ramo de distribuição de materiais de construção da cidade de Guanambi, estado da Bahia. Deste modo, o presente estudo consiste em uma abordagem quantitativa do tipo exploratória e descritiva, o instrumento usado na coleta de dados foi um questionário estruturado e compostos por questões fechadas de múltipla escolha. Constatou-se que a empresa presta um bom atendimento aos seus clientes, onde a maioria está satisfeito com os serviços oferecidos, no entanto, verificou-se que existe uma área da empresa com satisfação baixa, que é o serviço de entrega, o qual apresentou um grau de insatisfação significativo, deste modo deverá ser observado pela empresa para que se possa fazer melhorias neste aspecto. Assim, através das melhorias a organização poderá alcançar um grau maior de satisfação geral de seus clientes.