Matemática- Licenciatura
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Navegando Matemática- Licenciatura por Autor "Carvalho, Dalmo Gomes de"
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Monografia Acesso aberto GeoGebra e aplicações na geometria plana: pontos notáveis do triângulo(2018) Souza, Tânia Aparecida deAs tecnologias estão no nosso cotidiano e não podemos desconsiderá-las, entretanto, apesar de seu papel significativo encontram grandes impedimentos para estar presente no espaço escolar. Há muitos fatores que devem ser levados em consideração e que não cabem nesta pesquisa. O uso das tecnologias na educação é fator de integração com o mundo e a sociedade. Na matemática esse recurso tecnológico é significativo, principalmente na aprendizagem da geometria plana. Os softwares livres mostram-se como escolhas eficazes, pois visam o compartilhamento de conhecimentos e a utilização para todos. Destaca-se neste trabalho de pesquisa o software livre GeoGebra pela facilidade de uso, alcance e inúmeros recursos gráficos e dinâmicos. Proporciona ao professor a realização de diversas atividades, o planejamento de aulas mais atrativas simplificando o ensino e resultando em uma aprendizagem significativa e de qualidade. Através do GeoGebra o aluno pode visualizar, explorar, conjecturar, analisar, verificar, fazer e refazer, construindo novas descobertas e conhecimentos que são integrados aos conceitos adquiridos. Os recursos tecnológicos são meios de enriquecer o ensino e aprendizagem padrão estimulando a curiosidade e criatividade dos alunos. Neste trabalho buscou-se mostrar possibilidades para o uso das TICs na educação e contribuir para a utilização desse recurso no fazer pedagógico e didático.Monografia Acesso aberto Geometria e Smartphones: a utilização do aplicativo Geometria Geogebra no ensino fundamental(2020) Feliciano, Francisco Rubens BezerraEste trabalho possui como temática a investigação do uso de Tecnologias da Informação e Comunicação, em específico do software educativo Geometria GeoGebra, no processo de ensino de Geometria Plana no Ensino Fundamental. A motivação deste trabalho foi a necessidade de buscar a diversificação de recursos e metodologias didáticas que aproximassem o processo de ensino do conteúdo de Geometria Plana da realidade dos estudantes, propiciando uma aprendizagem significativa, contextualizada com a realidade do aluno e numa perspectiva pedagógica construtivista. O objetivo geral desta pesquisa foi investigar estratégias e atividades didáticas que envolvessem aplicações práticas com o uso do aplicativo Geometria GeoGebra, visando a motivação dos alunos e a qualificação do processo de ensino-aprendizagem da Geometria Plana, no Ensino Fundamental. Para tanto, foi utilizada como metodologia a revisão bibliográfica, a triangulação dos resultados e a análise de situações problemas e sequências didáticas produzidas com base nos resultados da pesquisa bibliográfica e na possibilidade de uso do software Geometria GeoGebra, em uma abordagem qualitativa. A partir da análise e discussão dos resultados obtidos, notou-se que o uso do software Geometria GeoGebra como TIC no ensino de Geometria Plana no Ensino Fundamental, pode ocorrer, desde que existam capacitação docente, planejamento didático, mediação docente no processo de aprendizagem ativa dos discentes e recursos materiais e didáticos disponíveis (smartphones para os alunos, por exemplo), tendo em vista que os estudantes no Ensino Fundamental possuem uma aprendizagem de Geometria visual e topológica e necessitam que o conhecimento exposto a eles tenham significado na realidade cotidiana dos mesmos (capitalista, globalizante e de acentuado desenvolvimento tecnológico).Monografia Acesso aberto Geometria: fractal e euclidiana nas construções históricas africanas(2019) Souza, Diego Loureiro Francisco deQuando se estuda matemática na educação infantil, comumente imagina-se que todas aquelas descobertas vieram dos gregos ou do resto da Europa, com o passar dos anos, ao aumentar os anos de estudos, descobrimos que tivemos contribuições de outros países e culturas para formar a Matemática que temos hoje. Mas mesmo no curso superior existe uma região no globo que aparentemente não contribuiu em nada para o avanço da matemática, pois dela raramente se fala, e quando fala costuma-se diminuir seus feitos. Não estamos falando do Novíssimo Mundo, ou do continente gelado, mas da velha e conhecida África. Esta quando lembrada é só por seus aspectos negativos e suas nações que já foram expoentes no uso, e também no estudo, da matemática, especialmente da geometria. Este trabalho exibe uma pesquisa do uso de Geometria Euclidiana e Geometria Fractal em grandes e pequenas construções antigas no continente africano. Apresentam-se muitas grandes construções egípcias que foram erguidas muito antes dos gregos saberem o que é matemática, e que não foram os únicos africanos, pois sim, o Egito fica na África, a alcançar este nível de conhecimento na construção de grandes monumentos. O trabalho expõe também que mesmo a geometria não euclidiana já tinha um de seus ramos, os fractais, utilizado e disseminado em alguns países do continente africano, mesmo antes dos matemáticos despertarem seu interesse por essa área. Temos a exposição de muitas construções centenárias, não tanto quanto as pirâmides, mas mais antigas do que os estudos dos fractais.Monografia Acesso aberto Informática aplicada a educação: o uso do software Geogebra para o ensino dos sólidos geométricos no ensino fundamental(2018) Quetz, Ricardo de OliveiraThe modernization that takes place in the world causes education to accompany this evolution, with this the schools are using the technological means to assist in teaching-learning. In this work on the use of free software Geogebra in the teaching of geometric solids for elementary school, I make a study of how to use this medium to facilitate and motivate the teaching of this subject. I check what difficulties teachers face in preparing to teach using Geogebra and the reflection of this teaching for the student. I also test to see if solids can be represented accurately with Geogebra software and whether it is an easy-to-assimilate teaching medium for elementary school students. I conclude that Geogebra software can be used in elementary education because it is an attraction for students, who can design geometric solid activities in the program and verify in 3D how the figure really is, giving a greater perception of the content taught.Monografia Acesso aberto Informática e educação matemática: desafios e possibilidades(2017) Souza, Bárbara deA crescente evolução das tecnologias e a rápida expansão na utilização da informática por grande parte da população brasileira, principalmente de crianças e jovens na fase escolar, impulsionaram pesquisas e discussões que apontam para a implantação dos recursos tecnológicos de informática nas escolas públicas de educação básica. Diante deste cenário, torna-se primordial que a escola se envolva e considere as potencialidades dos recursos tecnológicos de informática para a melhoria do ensino e aprendizagem da matemática bem como o alcance das suas metas educacionais. Entretanto, em contrapartida as facilidades, contribuições e potencialidades na utilização dos recursos tecnológicos na educação, estão os desafios que o professor encontra em sua prática docente ao utilizar a informática, principalmente em escolas públicas. Assim, realizou-se uma pesquisa exploratória, qualitativa e bibliográfica com o objetivo de provocar no leitor uma reflexão sobre as possibilidades e principalmente, as dificuldades e desafios do professor na utilização dos recursos tecnológicos de informática no processo ensino e aprendizagem da matemática na educação básica, especificamente diante da realidade atual das escolas públicas no país. Os principais desafios apontados pela pesquisa na expansão da utilização da informática na educação matemática deve-se à falta de capacitação dos professores no uso dos recursos tecnológicos e o baixo incentivo à sua formação continuada e a inexistência ou precária situação de laboratórios de informática como atualização e manutenção dos computadores, acesso à Internet e softwares adequados. A falta de políticas públicas que possibilitem as escolas manterem os laboratórios de informática em condições adequadas de utilização e até mesmo a falta de sensibilização interna do professor em inserir esses recursos tecnológicos de informática em sua rotina didática também são desafios a serem superados pelos professores.